POLÍCIA

Previsão de novos temporais em MT deixa Energisa em estado de alerta

DO REPÓRTERMT

A Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, está em estado de alerta, com equipes de prontidão, por conta da previsão de temporais em todo o estado nas próximas horas.

Dados do serviço meteorológico contratado pela empresa apontam condições para chuvas intensas, acompanhadas de raios e de rajadas de vento de aproximadamente 40 a 60 km/h, principalmente para Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Tangará, além de cidades no entorno destas regiões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Os nossos polos estão em alerta, recebendo informes climáticos 24 horas por dia. As chuvas a queda de raios e árvores podem impactar no fornecimento de energia e no tempo de atendimento”, explicou Edvaldo Araujo, coordenador do centro de operação da Energisa MT.

Em Cuiabá, apesar da chuva forte desde a tarde de domingo, a maioria das ocorrências foi individual, com preocupação em regiões que tiveram alagamentos, como é o caso do bairro Grande Terceiro. Além disso, bairro Bosque da Saúde árvores de grande porte cederam as estruturas e cruzaram a pista, atingindo a rede no sentido oposto. Cerca de 1.500 mil imóveis foram atingidos, mas o problema já foi solucionado.

LEIA MAIS – Cuiabá marca 52 milímetros de chuva e a previsão é de novos temporais nesta semana

Equipes de campo realizam inspeções elétricas para manutenção preventiva de redes de energia e no entorno delas em Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho preventivo faz parte do projeto contra os efeitos colaterais gerados por temperaturas extremas e temporais, cada vez mais frequentes em todo o estado.

Segundo o coordenador de construção e manutenção, Adativo Ferreira, o serviço é realizado com equipes de linha viva, ou seja, preparadas para intervir na rede sem ter que interromper o fornecimento.

“Já mapeamos nesta etapa, mais de 400 serviços, entre eles a poda preventiva, com árvores tocando a rede ou muito próximas. Isso pode causar a interrupção ou a oscilação no fornecimento, além de acidentes sérios, com o rompimento de cabos em dias de chuva e ventos”, explicou Adativo.

Segurança

Veja algumas orientações em caso de chuva forte:

– Procure um lugar seguro. Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios.

– Durante a incidência raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

-Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

-Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;

-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 38 Hoje: 12 Total: 8422862

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.