Acordo prevê entrega de aeronaves Super Tucano da Embraer com financiamento de R$ 600 milhões ao país vizinho
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) assinou um contrato de R$ 600 milhões para financiar a exportação de seis aviões Super Tucano da Embraer ao Paraguai. O documento foi firmado durante a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias.
Segundo o Bndes, essa operação marca o retorno do banco público brasileiro ao financiamento de produtos da Base Industrial de Defesa brasileira, após mais de treze anos sem novas aprovações no setor.
O financiamento é parte do programa Nova Indústria Brasil, que tem como propósito fortalecer a exportação de produtos de alto valor agregado. O modelo A-29 Super Tucano é amplamente utilizado em operações de treinamento, reconhecimento e combate, sendo reconhecido por sua eficiência e robustez em missões de segurança e defesa.
Com mais de 260 unidades entregues e utilizadas por dezesseis Forças Aéreas no mundo, o caçador leve ajudará a Força Aérea Paraguaia a reforçar sua capacidade tecnológica no combate ao narcoterrorismo. Segundo o Bndes, a operação reflete a prática internacional de apoio a indústrias estratégicas por meio de bancos de desenvolvimento.
noticia por : UOL