GOSPEL

Nicotemus diz que já lutou contra a ansiedade: ‘Não necessariamente é falta de fé’

Considerado um dos temas mais delicados da atualidade, a saúde mental tem sido palco de debates não apenas no campo da ciência comportamental, mas também no meio religioso, onde questões como a ansiedade e depressão se tornaram alvos de preocupação.

Nos últimos dias, por exemplo, o ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, Augustus Nicodemus Lopes, fez algumas publicações refletindo sobre o tema da ansiedade, incluindo revelações pessoais a esse respeito.

Pastor da Igreja Presbiteriana considerado um dos nomes mais influentes da teologia protestante nacional, o religioso disse que enfrentou a ansiedade e episódios depressivos quando mais jovem, chegando até em pensar tirar a própria vida, antes de conhecer a Jesus Cristo.

“Eu sem bem o que é lutar contra ela”, disse ele sobre a ansiedade. “Eu tentei superar com amigos, motos, carros e bebidas. Pouco antes da minha conversão, a ansiedade me levou a um estado depressivo tão profundo que pensei em me suicidar”.

Causas externas

Em outra publicação, o pastor presbiteriano respondeu se a ansiedade e outros problemas de ordem emocional seriam consequências da “falta de fé”. Ele, por sua vez, frisou que “não necessariamente”.

Isso, porque, Nicodemus lembrou que pessoas podem estar em “um bom relacionamento com Deus”, mas mesmo assim enfrentar situações externas da vida que são alheias às suas vontades e práticas, o que termina afetando a sua saúde mental.

“Existem outras causas… o estresse, o trabalho demais, falta de descanso”, disse ele, apontando questões básicas da vida como potenciais gatilhos para o desenvolvimento da ansiedade patológica.

A fala de Nicodemus contraria um comentário recente do pastor e escritor Renato Vagens, que relacionou a ansiedade à “uma forma velada de incredulidade”.

Segundo Vargens, “a ansiedade é uma forma velada de incredulidade. Ficamos ansiosos porque não confiamos que Deus esteja cuidando de cada um dos nossos problemas”. Assista, abaixo, o vídeo de Nicodemus sobre o tema:

FONTE : Gospel Mais

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 51 Hoje: 5 Total: 7670704

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.