A proclamação do Evangelho de Jesus Cristo exige dedicação, santidade e também coragem, especialmente em regiões onde o temor da guerra é uma constante, como na Transnístria, também conhecida como República Moldava Peridniestriana, parte controlada pela Rússia.
É neste local onde uma igreja tem experimentado o agir de Deus através dos cristãos da Igreja de Cristo Salvador, liderada pelo pastor Yuriy Semenyuk. Natural da Ucrânia, ele se mudou com a esposa e filhos para a região, tendo por objetivo cumprir uma missão dada por Deus.
“No meu coração, eu realmente amo as pessoas, essa é a minha paixão por servir as pessoas. Eu amo a Deus e eu queria fazer algo por Ele toda a minha vida. E depois de um tempo, Deus me disse, ‘Yuriy, eu preciso de você em um lugar que o nome é Transnístria’”, disse ele à CBN News.
Na época em que viajou para o local, contudo, no ano 2000, Yuriy não imaginava que uma guerra seria desencadeada pela Rússia. Apesar de não ser um alvo direto, a Transnístria fica próxima ao conflito russo-ucraniano, sendo uma região considerada instável sob o ponto de vista militar.
O desejo de servir a Deus, porém, falou mais alto, apesar dos riscos que o líder religioso e sua família precisaram enfrentar. “Fui alvo de algumas pessoas do governo, policiais, KGB e gangsters”, disse ele.
“O pior, claro, foi dos gangsters, porque eles tentaram me matar, eles tentaram sequestrar meus filhos. Uma vez que fui sequestrado, mas louvado seja Deus, Deus me deixou escapar”, completou o pastor.
Perseverança
Mesmo ciente de que um confronto armado pode ser desencadeado em sua região, o pastor Yuriy disse que a sua igreja está resistindo ao temor da guerra, pois sabe que Deus tem um propósito para as suas vidas.
“Nós conhecemos o nosso chamado. Deus nos disse para pregar o evangelho e fazer discípulos, então nada muda, guerra ou nenhuma guerra, não importa que tipo de situação enfrentamos ao nosso redor, temos o mesmo chamado o tempo todo”, disse ele.
FONTE : Gospel Mais