BRASIL

Saiba como ter atendimento pelo INSS através do telefone

Saiba como ter atendimento pelo INSS através do telefone Para ampliar o acesso da população aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social e prestar um bom atendimento ao cliente foi criada a Central 135, composta por várias equipes de atendimento espalhadas pelo Brasil.

Essa central de telefone Previdência Social faz parte de um esforço para ampliar e automatizar canais e equipes de atendimento – apesar de ainda haver muito espaço para melhorias.

Por ser considerado um serviço de utilidade pública (essencial), as chamadas de voz, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, pelo celular, o custo é o de uma ligação local.

PASSO A PASSO

Passo a passo telefone 135

Ligar para o número 135, por telefone fixo ou celular.

Você será informado dos custos da ligação e poderá desligar se não concordar.

Se concordar, depois de solicitado, informe o seu número do CPF ou da pessoa para quem deseja informações/serviços.

Será informado seu número de protocolo (a ligação será gravada).

Se quiser que o número seja repetido, digite 1, ou aguarde na linha para prosseguir com o atendimento.

Escolha o serviço que deseja, digitando o número respectivo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A maioria das informações e serviços conseguem ser realizados com os seguintes documentos:

número do CPF;

número do NIS/PIS (para empregados com carteira assinada);

número do NIT (para contribuintes individuais e domésticos);

CNPJ ou CPF do empregador;

número do benefício ou número de inscrição na Previdência Social.

ATENÇÃO: o INSS não solicita qualquer dado financeiro confidencial ou senhas.

COMO LIGAR PRO 135 DO CELULAR?

A ligação pelo celular para o 135 pode ser feita como qualquer outra chamada e será cobrada a tarifa de uma ligação local.

Algumas operadoras, dependendo do plano contratado, costumam não completar a chamada.

Porque não consigo ligar para 135 do meu celular?

Algumas operadoras não completam a ligação em razão do plano contratado, normalmente aqueles denominados “Plano Controle”. Portanto, o problema não é com o canal de atendimento 135, mas sim com a operadora (Vivo, Claro, Tim, etc).

QUAL O NÚMERO DO INSS 0800?

Não existe mais o número 0800 728 0191, que foi desativado, e substituído pela Central 135.

Como ligar para o INSS de graça?

Para ligar de graça faça a chamada a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135.

Se a ligação for feita celular será cobrado o valor de uma ligação local.

QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO 135?

Funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília/BR). Fora desse horário funciona apenas o atendimento eletrônico.

QUAL O NÚMERO DO TELEFONE DDO INSS PARA INFORMAÇÕES?

Atualmente o 135 é o único canal de atendimento por telefone oficial.

Pessoas que estiverem no exterior também conseguem fazer a ligação para o 135, é um número único para qualquer situação. No entanto, é fundamental observar as tarifas locais.

Posso ligar direto em uma Agência do INSS ?

A recomendação é sempre ligar no 135, que é a central de atendimento especializada. Ao ligar para uma das agências do INSS, seja de São Paulo, do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade, os atendentes não poderão passar quaisquer informações sobre processos, registros, chamados ou perfis dos segurados.

Como falar com um atendente do INSS?

Para falar com um atendente os segurados podem ligar no 135 (telefone previdência social) ou comparecer a uma agência física da previdência social (APS).

QUAIS AS FORMAS DE ENTRAR EM CONTATO COM O INSS?

Atualmente o INSS conta com os seguintes canais de atendimento: pelo Site e Aplicativo Meu INSS, presencialmente nas agências (APS) e pelo número de fone INSS 135.

QUAL É O TELEFONE DA OUVIDORIA DO INSS?

O telefone da ouvidoria é o 135, mas também pode ser feito o contato (para elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) pelos seguintes canais de atendimento

Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.

Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar de segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).

COMO ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O INSS?

Para enviar mensagem de texto para a Previdência é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar no ícone da assistente virtual e então vai abrir a janela de Chat (mostrada abaixo).

Preencha com suas informações (Nome e CPF) que em seguida será possível enviar a mensagem.

O icône para abrir a janela de Chat fica no canto inferior direito

COMO MARCAR PERÍCIA NO INSS?

Para marcar perícia no INSS pelo telefone basta ligar na Central de Atendimento 135, informar seu CPF e seguir as instruções do atendimento automatizado.

COMO FALAR COM O INSS PELO WHATSAPP?

A previdência não fornece atendimento pelo Whatsapp.

Qualquer contato que você receber via WhatsApp se passando pela Previdência é golpe.

Golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e se aproveitando até da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp), conforme imagem abaixo divulgada pela própria Previdência

Como se proteger desse golpe?

A previdência orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

O que fazer em caso de tentativa de golpe?

O instituto orienta que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente.

Qual o número que o INSS manda mensagem?

O número de SMS utilizado pelo INSS é 280-40.

Mas atenção: a previdência não envia links e nem solicita documentos via SMS.

O contato pode ser feito também pelo telefone previdência social (135), mas não é comum.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA CENTRAL 135

Segundo o Governo, por meio do telefone da Previdência Social é possível realizar consultas, tirar dúvidas sobre seus direitos e solicitar os seguintes serviços:

Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença

Alterar Local ou Forma de Pagamento (alterar o banco para Itau, Caixa, Banco do Brasil etc).

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Idade Rural

Aposentadoria por Idade Urbana

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Apresentar Defesa – MOB

Atualização de Dados Cadastrais

Atualização de Dados do Benefício

Atualizar Dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF)

Atualizar Dependentes para Imposto de Renda

Atualizar o Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar Vínculos e Remunerações

Auxílio especial aos jogadores das Seleções Brasileiras Campeãs das Copas Mundiais

Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) – Perícia de Prorrogação

Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) – Perícia Inicial

Auxílio-Acidente

Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência

Auxílio-Reclusão Rural

Auxílio-Reclusão Urbano

Avaliação Social BPC/LOAS – Inicial (Remota)

Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência

Benefício Assistencial ao Idoso

Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso

Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado

Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante Legal

Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia

Cancelar Certidão de Tempo de Contribuição

Carta de Concessão do Benefício

Certidão de Tempo de Contribuição

Cópia de Processo

Cumprimento de Exigência

Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta

Devolução de Documentos ou Processos

Entrega de documentos por convocação

Excluir Procurador/Representante Legal

Extrato de Empréstimo Consignado

Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)

Extrato para Imposto de Renda (IR)

Extrato Previdenciário (CNIS)

Incluir/Atualizar Atividade

Pecúlio

Pensão Especial – Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus

Pensão Especial – Síndrome da Talidomida

Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru-PE

Pensão mensal vitalícia do Dependentes de Seringueiro (Soldado da Borracha)

Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro (Soldado da Borracha)

Pensão por Morte Rural

Pensão por Morte Urbana

Reativação de BPC após atualização do CadÚnico

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho

Recurso Especial (2ª instância)/ Alteração de Acórdão

Recurso Ordinário (1ª instância)

Reemitir Parcelas – Seguro Defeso

Renovar Declaração de Cárcere/Reclusão

Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29

Resultado de Benefício por incapacidade temporária (Auxílio-Doença)

Retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho

Revisão

Revisão Administrativa de Benefício por Incapacidade

Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição

Salário-Maternidade Rural

Salário-Maternidade Urbano

Seguro Defeso – Pescador Artesanal

Simulação de Tempo de Contribuição e/ou Renda Inicial ACP Goiás

Solicitação de Acréscimo de 25%

Solicitação de Isenção de IR

Solicitar Alta a Pedido

Solicitar Alteração de Código de Pagamento

Solicitar Cálculo de Complementação

Solicitar Cálculo de Período Decadente

Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS

Solicitar Contestação de NTEP

Solicitar Desistência do Benefício

Solicitar Encerramento do Benefício por Óbito

Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício

Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido

Solicitar Prorrogação de Salário-Maternidade

Solicitar Retroação da Data do Início da Contribuição – DIC

Solicitar Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho

Validação Facultativo Baixa Renda

Acordo Internacional – Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade

Acordo Internacional – Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição

Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade

Acordo Internacional – Aposentadoria por Incapacidade Permanente

Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Acordo Internacional – Auxílio por Incapacidade Temporária

Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento de Exceção

Acordo Internacional – Certificado de Retificação de Deslocamento Temporário

Acordo Internacional – Cumprimento de Exigência

Acordo Internacional – Declaração de Filiação ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS

Acordo Internacional – Entrega de Documentos por Convocação

Acordo Internacional – Orientações e Informações relativas aos Acordos Internacionais

Acordo Internacional – Pensão por Morte

Acordo Internacional – Revisão

Acordo Internacional – Salário-Maternidade

Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Atestado de Vida

Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários

Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Dados de Imposto de Renda

Acordo Internacional – Solicitar Benefício Exclusivo do País Acordante

Acordo Internacional – Solicitar Benefício Exclusivo por Totalização no Âmbito RPPS

Acordo Internacional – Solicitar Certificado de Deslocamento Temporário Inicial

Acordo Internacional – Solicitar Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário

Acordo Internacional – Solicitar Reativação de Benefício

Acordo Internacional – Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso

Acordo Internacional – Solicitar Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior

Acordo Internacional – Solicitar Valor Não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário

Acordo Internacional – Transf. de Benefício de Residente no Exterior para Receb. em Banco Brasileiro

Acordos Internacional – Solicitar Emissão de Histórico de Seguro

Internacional – Aposentadoria por Incapacidade Permanente – Relatório Médico no Exterior

Internacional – Auxílio por Incapacidade Temporária – Relatório Médico no Exterior





noticia por : R7.com

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