É normal o carregador de celular esquentar um pouco durante o uso. Isso ocorre porque o carregador precisa converter a corrente alternada da tomada em corrente contínua, que é a corrente que a bateria do celular usa. Esse processo gera calor, logo, o aparelho aquece.
Veja também: É obsoleto: ESTE recurso dos celulares causa ranço na geração Z; veja qual
No entanto, se o carregador esquentar demais, pode ser um sinal de problema. Em alguns casos, o superaquecimento pode causar danos ao carregador ou até mesmo ao celular. Entenda o assunto para evitar acidentes e prejuízos na sua casa.
O que faz o carregador de celular esquentar?
A seguir, você entenderá o que pode levar o carregador de celular a esquentar demais e o que fazer para evitar esse problema.
Existem alguns fatores que podem levar o carregador de celular a esquentar demais, incluindo:
- Uso de um carregador não original ou de baixa qualidade. Carregadores originais são projetados para funcionar de forma segura e eficiente, enquanto carregadores não originais ou de baixa qualidade podem gerar mais calor.
- Uso de um carregador incompatível com o celular. Carregadores incompatíveis podem não fornecer a voltagem ou amperagem corretas para o celular, o que pode causar superaquecimento.
- Uso do carregador em locais quentes. O calor externo pode aumentar o aquecimento do carregador.
- Uso do carregador com o celular ligado. Quando o celular está ligado, ele consome mais energia, o que pode levar a um aquecimento maior do carregador.
- Uso do carregador por um longo período de tempo. Carregar o celular por um longo período de tempo pode aumentar o aquecimento do carregador.
O que fazer se o carregador estiver esquentando demais?
Se você notar que o carregador de celular está esquentando demais, é importante tomar medidas para evitar danos ao carregador ou ao celular.
- Verifique se o carregador é original e compatível com o seu celular.
- Não use o carregador em locais quentes.
- Não use o carregador com o celular ligado.
- Não carregue o celular por um longo período de tempo.
Se o aparelho estiver muito quente, desconecte-o da tomada e deixe-o esfriar. Se o carregador de celular continuar esquentando demais, mesmo após essas medidas, é recomendável substituir o dispositivo.
Como carregar o celular do modo correto?
- Use um carregador original e compatível com o seu celular.
- Carregue o celular em locais frescos e ventilados.
- Não use o carregador com o celular ligado.
- Não carregue o celular por um longo período de tempo.
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a evitar que o carregador de celular esquente demais e cause danos.
noticia por : R7.com