Reprodução
O fenômeno poderá ser visto a a partir das 17h46,
THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
Um eclipse lunar penumbral irá ganhar destaque nos céus de Cuiabá neste sábado (28). Diferente do último eclipse, esse fenômeno poderá ser visto a olho nu e deve durar cerca de 40 minutos em Mato Grosso.
No início do mês, os cuiabanos poderão contemplar um eclipse solar anular. Um fenômeno em que o a Lua se posiciona na frente do sol, fazendo com que o disco anular fique levemente menor que o solar, formando um ‘anel de fogo’ ao redor da sombra da lua. O alinhamento durou quase três horas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O fenômeno deste fim de semana será ao contrário do anterior, ou seja, a Terra fica entre o Sol e a Lua, impedindo que a luz atinja o satélite, formando a sombra. O eclipse lunar ocorre quando a lua entra nessa sombra, podendo ser penumbral ou parcial. O fenômeno durará cerca de 40 minutos, iniciando às 17h46, atingindo o ápice às 17h49, e finalizando às 18h26 (horário local), conforme o Time and Date.
Leia também: Cuiabanos poderão ver eclipse solar anular neste sábado
Cuiabanos registram eclipse solar anular; veja vídeo do fenômeno
Em Mato Grosso, o fenômeno será penumbral o que significa que não cobrirá todo o disco. Até por isso, e por se tratar de um eclipse lunar, o fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de uso de equipamentos especiais.
Para observar o eclipse basta procurar um lugar alto sem prédios ou árvores que possam atrapalhar a visibilidade e olhar para o leste. Quem preferir acompanhar o fenômeno completo pode assistir a transmissão ao vivo do Observatório Nacional.
FONTE : ReporterMT