O trabalho contribui no processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade
Juliano Patrick | Sesp-MT
Da Redação
Cerca de 30 recuperandos da Cadeia Pública de Barra do Bugres (169 km de Cuiabá) realizaram a revitalização do prédio do campus universitário deputado Estadual Renê Barbour. A ação faz parte de uma parceria desenvolvida com a universidade e a cadeia do município.
A obra de revitalização durou aproximadamente dois anos. No local, os reeducandos realizaram a reestruturação das calçadas, pintura e reparo de paredes e de toda a fachada da universidade, além da jardinagem nos canteiros e corte de árvores.
O diretor da Cadeia de Barra do Bugres, Oto Rubens Vetterlein, destaca a importância desta parceria e do trabalho no processo de ressocialização, reinserindo a pessoa privada de liberdade na sociedade.
“Foi de suma importância a participação neste processo de revitalização dos espaços da Unemat, por meio do trabalho voluntário dos nossos recuperandos, pois é possível trazer uma perspectiva de um futuro com mais dignidade, reinserindo esses reeducandos de volta à sociedade. É possível mostrar que o trabalho dignifica o homem”, enfatizou o diretor.
Para o diretor administrativo do campus de Barra do Bugres, Eder Geraldo de Oliveira, a parceria firmada só trouxe benefícios. “Eu não poderia deixar de agradecer a todos os parceiros que fizeram com que a obra pudesse ser realizada e ao diretor da cadeia do município, Oto Vertterlein, permitindo que a Unemat exercesse o seu papel dentro da sociedade, proporcionando uma integração entre os reeducandos e à sociedade”, pontuou.
Além da mão de obra dos recuperandos, o projeto de revitalização contou com a colaboração da comunidade local e patrocinadores. Pelo trabalho, o reeducando recebe a remição de um dia na pena para cada três dias trabalhados, conforme estabelecido pela Lei de Execução Penal (LEP).
*Com informações da Unemat
(Com supervisão de Débora Siqueira)