O deputado Chris Smith se prepara para apresentar um projeto de lei que exigirá do governo norte-americano informações sobre o paradeiro de 85 mil crianças imigrantes com as quais o governo federal perdeu o contato. “Trata-se de assumir responsabilidades e promover intervenções eficazes para esses menores”, diz Smith, do Partido Republicano de Nova Jersey. A proposta, segundo o congressista, tem foco na “localização, estabelecimento de contato, verificação de bem-estar e investigação sobre tráfico infantil”.
Em fevereiro, o jornal The New York Times informou que, mesmo que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos verifique todos os menores desacompanhados que cruzam a fronteira ilegalmente – “ligando para eles um mês depois que começam a viver com seus patrocinadores [cidadãos americanos que apoiam financeiramente imigrantes em processo de mudança para o país]” –, o governo perdeu o contato imediato com um terço desses imigrantes.
Smith se mostra preocupado com a possibilidade de que pessoas que concordam em patrocinar crianças nos Estados Unidos se aproveitem da falta de responsabilidade exigida e explorem os menores.
Imigrantes desacompanhados permanecem sob a custódia do Escritório de Reassentamento de Refugiados até serem entregues a um patrocinador. “Mas o órgão não monitora nem rastreia o paradeiro das crianças após serem liberadas do nosso cuidado”, afirmou Robin Dunn Marcos, diretora do escritório, durante uma audiência realizada no Congresso, em abril.
“As crianças com as quais a administração Biden perdeu contato precisam ser protegidas desses terríveis traficantes que as explorarão, as estuprarão e as colocarão em algum tipo de trabalho forçado”, diz Chris Smith. “Este é um problema real em todo o mundo, e está acontecendo bem aqui, em nosso quintal.”
Smith explicou a importância da nova legislação durante uma exibição, em 25 de julho, no Capitólio, do filme ‘O Som da Liberdade’ [com estreia no Brasil marcada para setembro], que trata do combate ao tráfico humano. “O projeto de lei busca investigar todas as suspeitas de tráfico relacionadas aos cerca de 85 mil menores desacompanhados que foram liberados da custódia do governo federal e com os quais o contato subsequente foi perdido.”
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, republicano da Califórnia, organizou a exibição do filme. Chris Smith afirma que entregou para ele uma cópia do projeto de lei e está confiante de que o político o levará ao plenário para votação após sua apresentação formal.
O congressista elaborou a nova lei em parceria com Eduardo Verastegui, produtor e ator de ‘O Som da Liberdade’, e Roger Severino, vice-presidente de política interna da Heritage Foundation [organização conservadora cujo veículo de notícias é o site The Daily Signal] e ex-diretor do Escritório de Direitos Civis do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
“Temos motivos para acreditar que uma parcela dessas 85 mil crianças já foi traficada para fins de trabalho e tráfico sexual”, afirma Severino. “É um escândalo nacional que as pessoas para quem o departamento entregou esses menores não estejam dispostas a prestar contas de onde eles estão agora”, acrescenta.
Segundo ele, o projeto de lei é simples. “De acordo com o texto, o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o FBI devem informar o Congresso sobre o paradeiro dessas crianças. Devem dizer com quem os menores estão, se as pessoas que cuidam deles são criminosas e quantos foram traficados.”
Chris Smith planeja apresentar a nova legislação logo após garantir que todos os congressistas que desejam aprová-la tenham a oportunidade de fazê-lo publicamente – e espera que o apoio à proposta seja bipartidário.
Smith é membro do Congresso há 42 anos e trabalha no combate ao tráfico humano desde 1995. Em 2000, foi autor do Ato de Proteção às Vítimas de Tráfico, que forneceu ao governo federal instrumentos legais para lidar com o problema.
“Os Estados Unidos têm boas leis para enfrentar esse tipo de crime, mas ainda não tivemos uma implementação efetiva da legislação e nem o trabalho agressivo, por parte do Poder Executivo, que ela exige”, comenta.
Segundo o Serviço de Alfândegas e Proteção de Fronteiras, mais de 423 mil crianças foram encontradas desacompanhadas entre o México e os EUA desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo.
“Pode ser embaraçoso para a administração Biden ter perdido outros 85 mil menores, mas esse é um problema deles”, diz Severino. “Eles perderam as crianças, devem ser os responsáveis por encontrá-las.”
Para Severino, o povo americano está exigindo ações por parte dos governantes depois de ter assistido a ‘O Som da Liberdade’ – que arrecadou U$ 155 milhões [R$ 762,6 milhões na cotação atual] em apenas um mês nos cinemas. “Esse projeto de lei é o início de um processo para salvar as crianças das garras de um dos piores males criados pelo homem”, conclui.
© 2023 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Biden Administration Lost Contact With 85,000 Children. Here’s How Congress Is Trying to Find Them
noticia por : Gazeta do Povo