Previsão é de chuvas somente no final de setembro
G1-MT
Cuiabá registrou 40,4°C na tarde desta terça-feira (17), segundo o Climatempo, com base nos números registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a temperatura mais alta registrada na capital neste ano.
O recorde anterior era do dia 9 de janeiro, quando os termômetros marcaram 39°C.
De acordo com o estudo feito pelo Cimatempo, novos recordes podem surgir ainda nesta semana, em Cuiabá, devido à massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil.
“A previsão é que o calor e a secura continuem predominando a região. Até o fim de semana, Cuiabá poderá registrar novos recordes de maior temperatura máxima”, disse o meteorologista Fábio Luengo.
Segundo Fábio, a previsão de chuva para a capital é somente para o fim de setembro, com a chegada da primavera.
O Climatempo informou ainda que Cuiabá registra uma umidade relativa do ar em estado de emergência, abaixo dos 12%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%.
Riscos de incêndio
A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Segundo a instituição, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo.
Conforme o mapa de monitoramento da instituição, todos os municípios de Mato Grosso está com risco de incêndio em nível altíssimo.