Conta de luz seguirá sem taxa extra em fevereiro, decide Aneel
Divulgação/Agência Nacional de Energia Elétrica
As faturas de energia elétrica em agosto no Brasil deverão contar com um alívio no valor de R$767,2 milhões relacionado ao “bônus de Itaipu”, segundo informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira.
🗒️ Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1
Pelos cálculos da Aneel, unidades com consumo médio mensal de 116 kWh — valor próximo ao da média dos beneficiários — receberiam um crédito aproximado de R$9,16.
O bônus de Itaipu é um valor distribuído a milhões de consumidores residenciais e rurais todo ano após apuração do saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior.
Agora no g1
O resultado da conta de Itaipu referente ao exercício de 2025 atingiu R$1,29 bilhão.
Para a distribuição do crédito aos consumidores, R$524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de reserva técnica financeira para 2026, mecanismo criado para mitigar impactos associados a variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina.
A homologação dos valores está prevista para ocorrer na reunião de diretoria da Aneel da próxima terça-feira, conforme a pauta divulgada nesta quinta-feira. A agência não indicou imediatamente qual seria o impacto na conta de luz.
Source link












