VARIEDADES

Canadá pressiona Facebook e Instagram para que publiquem links de notícias sobre incêndios

O governo do Canadá exigiu na sexta-feira (18) que a Meta, empresa mãe do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, volte a permitir a publicação de links de notícias em suas redes sociais para que os canadenses possam compartilhar informações sobre incêndios florestais que consomem o oeste do país.

No início de agosto, a empresa suspendeu a publicação e compartilhamento de links de notícias para todos seus usuários no Canadá, em resposta ao Online News Act [lei de notícias online] que exige que as Big Techs paguem uma taxa aos veículos de comunicação pela publicação e compartilhamento de links de notícias.

Moradores da cidade de Yellowknife, no extremo norte do país, afirmaram que a proibição os impede de compartilhar dados importantes sobre as ocorrências, conforme primeiramente reportado pela agência de notícias Reuters.

Ollie Williams, que dirige uma estação de rádio na cidade, disse que as pessoas estavam postando fotos e capturas de tela com as informações dos jornais locais no Facebook, já que não podiam compartilhar links em seus feeds de notícias.

Autoridades canadenses reagem à suspensão de notícias pela Meta 

Diversos porta-vozes do governo canadense manifestaram-se contrários à manutenção do veto pela empresa. Nesta segunda-feira (21), o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou as medidas da Meta em entrevista coletiva.

“O Facebook está colocando os lucros corporativos à frente da segurança das pessoas”, disse Trudeau, afirmando que a atitude da Meta era “inconcebível”. “É hora de esperarmos mais de corporações como o Facebook, que estão ganhando bilhões de dólares com os canadenses”, concluiu.

Em seu perfil no X/Twitter, a ministra do Patrimônio no Canadá, Pascale St-Onge, publicou que a empresa estava “optando por bloquear o compartilhamento de informações essenciais no Facebook e no Instagram, mesmo sabendo que a lei ainda NÃO tem efeito. Essa decisão é imprudente e irresponsável.”

Em resposta às manifestações, a empresa afirmou que havia ativado a “Verificação de segurança” no Facebook. O recurso permite aos usuários divulgar que estão seguros após um desastre natural ou uma crise.

Além disso, acrescentou que os usuários no Canadá podem usar o Facebook e o Instagram para acessar o conteúdo de agências oficiais do governo, serviços de emergência e organizações não governamentais.

noticia por : Gazeta do Povo

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