TECNOLOGIA

WhatsApp proibido em 4 países: veja quais são

Você já imaginou ficar sem poder usar o WhatsApp em alguns lugares do mundo? Pois é, essa é uma realidade para milhões de pessoas que vivem em alguns países que proíbem ou restringem o acesso ao aplicativo de mensagens mais popular do planeta.

A seguir, explicaremos quais são esses países, por que eles bloqueiam o WhatsApp e como isso afeta a comunicação e a liberdade de expressão das pessoas. Confira todos os detalhes sobre o assunto.

4 países onde o uso do WhatsApp é proibido ou restrito

China

O país mais populoso do mundo tem um controle rígido sobre a internet e as redes sociais. O WhatsApp foi bloqueado em 2017 junto a outros serviços, como Facebook, Twitter e Google.

O governo chinês alega que essas plataformas podem ser usadas para disseminar informações falsas, incitar protestos ou ameaçar a segurança nacional. Os chineses usam outros aplicativos de mensagens, como o WeChat, monitorados pelo governo.

Omã

Esse país do Oriente Médio proíbe as chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp desde 2016. O motivo é que esses serviços competem com as operadoras de telefonia locais, que cobram tarifas altas pelas ligações internacionais.

Além disso, o governo de Omã também teme que o WhatsApp possa ser usado para atividades ilegais ou contra os interesses do país. Os usuários ainda podem enviar mensagens de texto pelo app.

Emirados Árabes Unidos

Esse país também bloqueia as chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp desde 2017. A razão é semelhante à de Omã: proteger os interesses das operadoras de telefonia locais, controladas pelo governo.

Os Emirados Árabes Unidos também têm leis severas contra a difamação, a blasfêmia e a crítica ao governo, que podem ser aplicadas aos usuários do WhatsApp. As mensagens de texto ainda são permitidas.

Irã

Esse país islâmico restringe o acesso ao WhatsApp desde 2014, quando o app foi comprado pelo Facebook, empresa considerada como oponente pelo regime iraniano.

O Irã também tem um controle rigoroso sobre a internet e as redes sociais, visto que são frequentemente censuradas ou bloqueadas. Em razão disso, os iranianos usam outros aplicativos de mensagens mais difíceis de serem rastreados pelo governo.

noticia por : R7.com

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 97 Hoje: 2 Total: 7256912

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.