As experiências com o chip cerebral da Neuralink já começaram a ser feitas e as imagens impressionam. Após o paciente ter jogado xadrez com o pensamento, agora ele usou o dispositivo para jogar videogame.
Em vídeo recente, o homem, chamado Nolan Arbaugh, aparece aproveitando ‘Mario Kart’, da Nintendo, apenas com a força do pensamento. Pelo visto, o chip da startup do bilionário Elon Musk já começa a dar resultados.
Ele consegue controlar o personagem sem utilizar nenhum controle físico, tampouco as mãos. Tudo acontece a partir dos artifícios cerebrais que ele possui agora, após a implantação do chip.
Detalhes sobre o implante da Neuralink
Neuralink, empresa de Elon Musk, iniciou experimentos em humanos – Foto: Reprodução
A Neuralink não divulgou muitas informações sobre como o teste foi feito. O vídeo, de quase 1 hora de duração, foi mostrado durante uma apresentação de Bliss Chapman, líder de software da startup e um dos responsáveis pelo implante.
Arbaugh explicou como foram os procedimentos após a inserção do chip cerebral. Segundo o paciente, ele foi submetido a 12 sessões de 8 horas cada, em uma espécie de treinamento, para compreender e treinar o uso do dispositivo.
O paciente conseguiu, por exemplo, realizar 111 mil cliques do botão esquerdo do mouse e movimentar o cursor por 16,3 mil quilômetros.
Condição do paciente da Neuralink
Nolan Arbaugh é um homem de 29 anos, que ficou tetraplégico após sofrer um acidente em 2018. A tragédia paralisou o corpo dele dos ombros para baixo.
As habilidades mentais conquistadas com a inserção do chip têm propiciado uma liberdade maior para o paciente.
Além de xadrez e ‘Mario Kart’, ele diz ter jogado por horas o game ‘Civilization VI’. Tudo isso, apenas com a força mental e controle do cérebro.
O chip da Neuralink foi criado para captar sinais cerebrais e transformá-los em comandos baseados em Bluetooth. Veja a apresentação de Arbaugh jogando ‘Mario Kart’:
Desconfiança da classe médica
Como é de se imaginar, o experimento tem gerado grande polêmica, especialmente na comunidade médica e científica. Muitos especialistas questionam a transparência da startup de Elon Musk.
Até então, o procedimento em humanos não foi registrado no ClinicalTrials.gov, que concentra todas as técnicas inovadoras com curadoria dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
noticia por : R7.com