Desde que o mundo é mundo, uma pergunta ronda nossa sociedade: qual é o segredo da felicidade? Uma pesquisa publicada pela revista Psychological Bulletin pode ter encontrado a resposta.
Ao que tudo indica, a nossa idade tem uma relação direta com o quão felizes somos. Isso porque, em algumas faixas etárias, as pessoas tendem a estar mais satisfeitas com a vida do que em outras.
Os pesquisadores analisaram um grupo de cerca de 460 mil participantes. Essas pessoas foram acompanhadas ao longo de suas vidas, com base em aproximadamente 443 estudos longitudinais.
O estudo foi liderado pela professora de psicologia da Escola Superior de Esportes da Alemanha, Susanne Bücker:
“Nós nos concentramos nas mudanças em três componentes centrais do bem-estar subjetivo: satisfação com a vida, estados emocionais positivos e estados emocionais negativos.”
Imagem: Canva PRO/Reprodução
Somos menos felizes nesta idade específica
Segundo a análise, a satisfação das pessoas com a vida tende a diminuir entre as faixas etárias de 9 a 16 anos. Isso pode estar relacionado às mudanças que acontecem na puberdade, tanto físicas quanto emocionais, e que afetam toda a vida social do indivíduo.
Na fase adulta, o sentimento de satisfação com a vida começa a aumentar gradativamente. Contudo, de acordo com a análise feita, quando a pessoa completa 70 anos, a sensação começa a diminuir novamente. Essa queda ocorre também de forma gradativa até os 96 anos de idade.
Durante o estudo, os pesquisadores perceberam maiores alterações medianas nos estados emocionais negativos e positivos do que na satisfação com a vida de um modo geral. A informação é relativamente complexa: mesmo com a satisfação da vida aumentando dos 16 aos 70 anos, os estados emocionais positivos diminuem dos 9 aos 94 anos.
Pareceu confuso? E é. Paralelamente a isso, os estados emocionais negativos alteram-se ligeiramente entre os 9 e 22 anos e vão diminuindo até os 60. No entanto, depois dessa idade, eles aumentam novamente.
A melhor idade para ser feliz
Já a idade mais feliz parece ser a considerada por muitos como “a melhor idade”, ou seja, a faixa dos 50 aos 60 anos. É nessa época que os estados emocionais e a satisfação de vida parecem encontrar um certo equilíbrio, pelo menos em uma visão geral.
Apesar da análise, acreditamos que a felicidade possa estar nas pequenas coisas da vida. Nesse sentido, sorria mais, cultive relacionamentos positivos e afaste-se de pessoas tóxicas. Pratique gratidão, cuide da sua saúde física e mental, fazendo exercícios e meditando regularmente. Busque seus hobbies e paixões, e dedique tempo a eles.
Estabeleça metas alcançáveis e celebre suas conquistas, por menores que sejam. Evite comparar-se aos outros e foque em seu próprio progresso. E lembre-se: tudo bem não ser perfeito(a); afinal, a imperfeição é o que nos torna humanos e a felicidade, por fim, está nas escolhas que fazemos todos os dias.
noticia por : R7.com