Na história da internet, um dos melhores capítulos diz respeito ao surgimento e evolução dos mensageiros instantâneos. É graças a eles que diversas pessoas conseguem manter contato com conhecidos de maneira mais rápida.
Se você viveu a época de ouro da internet, possivelmente já está habituado a termos como ICQ, MSN e mIRC – apenas para citar alguns exemplos. Aliás, é exatamente sobre eles que falaremos nas linhas a seguir. Então, prepare-se para relembrar esse período ou conhecer como diversas pessoas interagiam no início dos anos 2000.
1. ICQ
ICQ foi uma das primeiras experiências que muitos tiveram com mensageiros instantâneos.Fonte: YouTube/Post Digital
Ah, o famoso mensageiro da florzinha. Em uma época na qual a internet discada reinava soberana no universo online, era comum os indivíduos esperarem até meia-noite para se conectarem com os amigos na plataforma.
Uma coisa que talvez muitos não saibam é que o nome desse mensageiro é uma brincadeira associada à frase “I seek you” (eu busco você, em uma tradução livre). Criado em 1996, ele foi ganhando a atenção do público pouco a pouco até se tornar um mensageiro instantâneo com 100 milhões de usuários no início dos anos 2000.
Um dos diferenciais é que ele mostrava, de maneira literal, as frases que o usuário digitava do outro lado. Caso errasse alguma coisa, a pessoa do outro lado ainda tinha a chance de ver exatamente o que estava escrito na tela, algo desativado posteriormente.
2. MSN Messenger
MSN Messenger foi um dos responsáveis por ajudar a popularizar o Windows XP em várias partes do mundo.Fonte: Revista Galileu/Reprodução
O primeiro grande mensageiro da Microsoft foi o responsável por destronar o ICQ no posto de rei dos mensageiros instantâneos. Por estar nativamente integrado ao Windows XP, não demorou muito para cair no gosto do público.
O software começou a ficar mais popular entre o público após a chegada do MSN Messenger 6 em 2006. Com o lançamento dessa versão, o público ganhou acesso a recursos como emoticons personalizados, avatares, opções de cores para janelas e contatos e até mesmo a chance de usar imagens de fundo selecionadas direto do computador.
O passar do tempo também trouxe a ele a possibilidade de realizar chamadas em áudio e vídeo e o famigerado botão “Chamar a atenção”. Aliás, só quem viveu essa época sabe o quão terrível era usar uma caixa de som, estar em um ambiente silencioso depois da meia-noite e esse recurso entrar em ação.
3. mIRC
mIRC tinha um visual bem mais minimalista se comparado com outros mensageiros instantâneos.Fonte: Manual do Usuário/Reprodução
Verdade seja dita, o mIRC não é necessariamente um mensageiro instantâneo tal como o ICQ ou o MSN Messenger. Ele estava mais para um canal que conectava salas de bate-papo individuais ou em grupo utilizando o cliente IRC, sigla em inglês para Internet Relay Chat.
Ao contrário dos outros dois mensageiros, o mIRC não tinha uma tela bonitona e cheia de recursos. Toda conversa acontecia em uma grande área branca com fontes pretas, onde duas ou mais pessoas podiam participar de bate-papos aleatórios. Caso quisesse, era possível chamar uma pessoa no particular para ter mais privacidade.
Mesmo sem contar com uma opção de foto de perfil (ou seja, a identificação era somente pelo apelido do usuário), ele ainda trazia algumas opções consideradas avançadas na época. Dentre as principais, podemos mencionar o tocador do MP3 – dá-lhe usar aquela pasta cheia de arquivos baixados pelo Emule! ou Kazaa – e a opção de transferência de arquivos.
4. AOL Instant Messenger
AIM tinha como principal vantagem o suporte a recursos integrados com inteligência artificial.Fonte: MIT/Reprodução
O AOL Instant Messenger (também conhecido como AIM) foi a tentativa da América Online de concorrer com o MSN Messenger. A ideia de troca de mensagens era bem parecida com o concorrente da Microsoft, mas essa versão trazia alguns adicionais.
Com o passar do tempo, o AIM recebeu alguns recursos que eram bem à frente do seu tempo, como a possibilidade de jogar com amigos online e até mesmo suporte da inteligência artificial. Pois é, você não leu errado: lá no início dos anos 2000, já era possível interagir com chatbots neste mensageiro instantâneo.
A primeira dessas opções foi o SmarterChild, que permitia conversar com o robô e ter acesso a várias informações, como notícias e até mesmo placar dos jogos do seu time favorito. Outras inteligências artificiais foram integradas ao programa posteriormente, fazendo com que alguns concorrentes também adotassem a tecnologia (inclusive o WhatsApp).
5. Google Talk
Google Talk funcionava tanto com o aplicativo próprio quanto diretamente do Gmail.Fonte: Genbeta/Reprodução
Por fim, vamos fechar a nossa relação com o Google Talk, uma ferramenta comum para usuários do Gmail que apresentava como vantagem a possibilidade de rodar direto do e-mail.
Como o Gmail já era uma ferramenta bastante utilizada no ambiente corporativa, não demorou muito para que algumas empresas o adotassem como mensageiro oficial. Outra vantagem era que ele registrava os contatos de outras pessoas que também possuíam contas do e-mail do Google, facilitando esse processo de comunicação.
Tal como as outras opções apresentadas aqui, ele permitia tanto a troca de mensagens em texto quanto falar por voz e até mesmo realizar videochamadas. E assim ele permaneceu até 2017, quando o Hangouts apareceu e tomou seu lugar.
E você, já usou algum desses mensageiros instantâneos? Guarda alguma memória deles? Compartilhe suas experiências com os demais leitores do TecMundo usando nossas redes sociais.
noticia por : R7.com