Assim como acontece no Brasil, ligações de telemarketing invasivas e indesejadas há muito tempo são uma dor de cabeça para consumidores em todo o mundo.
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O incômodo de atender o telefone apenas para ser bombardeado por vendas e promoções questionáveis levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a tomar medidas.
O novo serviço “Qual Empresa Me Ligou?” foi lançado para fornecer aos usuários a informação tão desejada: quem está por trás dessas chamadas irritantes.
O que é o serviço “Qual Empresa Me Ligou?”
Este novo serviço da Anatel oferece uma solução para a incógnita por trás de ligações indesejadas. O usuário só precisa do número de telefone que o está perturbando.
O site consulta o banco de dados das principais operadoras, como TIM, Oi, Telefónica, Claro, Algar e Sercomtel, e busca por empresas vinculadas ao número de telefone em questão. É importante observar que o serviço não identifica pessoas físicas, apenas empresas registradas.
Se o serviço não encontrar um CNPJ associado ao número, informará o usuário. Se um número for registrado posteriormente, a atualização pode levar até 30 dias no banco de dados.
Combatendo ligações indesejadas e spam
Uma vez que a empresa por trás das ligações indesejadas é identificada, os consumidores têm opções para lidar com o problema. Denunciar a empresa através do portal do Ministério da Justiça é uma rota possível, encaminhando as denúncias aos Procons para ação apropriada.
Outra medida é cadastrar o número de telefone no site “Não Me Perturbe”, que remove o número de contato das listas de telemarketing de empresas do setor de telecomunicações e instituições financeiras.
Brasil no topo das ligações indesejadas
Infelizmente, o Brasil lidera um ranking que nenhum país deseja: o de receber mais ligações spam. De acordo com um estudo realizado em 2021 pela Truecaller, o Brasil tem mantido essa desagradável posição por quatro anos consecutivos.
Em média, um brasileiro recebe 32,9 ligações indesejadas por mês, muito acima do segundo colocado, o Peru, que recebe 18,02.
A maioria dessas ligações spam está relacionada a serviços financeiros (44,1%), seguida por vendas (39%) e golpes (16,9%). Esses números ressaltam a importância do serviço “Qual Empresa Me Ligou?” e de medidas que permitam aos consumidores protegerem-se do incômodo constante das chamadas indesejadas.
Embora as ligações de telemarketing possam ser um desafio persistente, a iniciativa da Anatel e outras ações podem fornecer aos usuários as ferramentas para enfrentar o problema de frente e tornar suas experiências telefônicas mais agradáveis.
noticia por : R7.com