O Prêmio Nobel, uma celebração anual de realizações notáveis em diversas áreas, tem iluminado mais uma vez o cenário global.
As mentes brilhantes que receberam o Prêmio Nobel 2023 estão moldando o nosso mundo de maneiras extraordinárias. Veja, a seguir, quem são os vencedores de cada categoria deste ano.
Imagem: AFP/Reprodução
Prêmio Nobel de Física
Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier receberam o Prêmio Nobel de Física de 2023 por seus métodos experimentais que geram pulsos de luz de attosegundos.
Essa inovação permite o estudo da dinâmica de elétrons na matéria, revelando segredos do reino microscópico.
Prêmio Nobel de Química
Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química por sua pesquisa revolucionária em pontos quânticos.
Essas minúsculas partículas têm o poder de iluminar tanto nossas telas de TV quanto o tecido tumoral para cirurgiões, promovendo avanços na química e na medicina.
Prêmio Nobel de Medicina
Katalin Karikó e Drew Weissman receberam o Prêmio Nobel de Medicina de 2023 por suas descobertas nas modificações de bases de nucleotídeos, o que possibilitou o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a covid-19.
Seu trabalho pioneiro foi fundamental na luta contra a pandemia.
Prêmio Nobel de Literatura
O Prêmio Nobel de Literatura deste ano foi concedido ao renomado escritor norueguês Jon Fosse por suas obras inovadoras que dão voz ao indizível.
Fosse, que escreve em dialetos rurais noruegueses, abrange uma ampla gama de gêneros, da poesia à prosa, e tem deixado sua marca única na literatura.
Prêmio Nobel da Paz
O Prêmio Nobel da Paz de 2023 homenageia Narges Mohammadi por sua luta incansável contra a opressão das mulheres no Irã e sua dedicação à promoção dos direitos humanos.
O prêmio também reconhece a coragem de todos aqueles que se manifestaram contra políticas discriminatórias e opressoras na região.
Prêmio Nobel de Ciências Econômicas
Claudia Goldin recebeu o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel por sua pesquisa inovadora sobre as diferenças de gênero no mercado de trabalho.
Seu trabalho tem desvendado as complexas razões por trás dessa disparidade histórica e contemporânea.
Esses vencedores exemplificam o espírito da excelência, explorando os limites do conhecimento e trabalhando incansavelmente para melhorar o nosso mundo. Suas realizações iluminam a humanidade e nos inspiram a avançar em direção a um futuro melhor.
noticia por : R7.com