Com o constante uso de celulares e a conectividade da era digital em que vivemos, esses aparelhos tornaram-se verdadeiras extensões de nossas vidas.
A migração de conteúdos para o meio digital impulsionou a preocupação quanto à segurança e privacidade de dados, geralmente contidos nos smartphones. A falta de cuidado com os acessos de terceiros pode acarretar grandes problemas, muitas vezes sem que nos demos conta da invasão de hackers, uma vez que ocorrem silenciosamente.
Algumas vezes, o erro que viabiliza a entrada desses cibercriminosos ocorre por parte do próprio usuário, que deixa aplicativos abertos, celulares sem senhas e até mesmo com opções de compartilhamento, como o bluetooth, sempre ativadas.
Foi pensando nesse erro humano que um hacker resolveu dar uma lição prática a todos os participantes de uma convenção!
Participantes de evento têm o celular hackeado como exemplo de segurança
Foto: Aleksey H/Shutterstock
Desativar o bluetooth em nossos smartphones nem sempre é tão simples quanto parece. Pode-se pensar que simplesmente desligá-lo resolveria o problema, mas, na realidade, isso apenas desativa algumas funções, deixando outras ativas e vulneráveis.
Desativando-o dessa maneira, seu smartphone continua procurando dispositivos para se conectar. Até mesmo os produtos da Apple não escapam dessa prática, tais como AirPods e Apple TV, além de serviços como AirTag e Find My.
É exatamente aí que os hackers encontram a brecha necessária para se infiltrarem. Foi assim que Jae Bochs, um pesquisador e hacker, conseguiu ensinar uma lição a todos os integrantes da DEF CON de Las Vegas.
A invasão coletiva
Enquanto os participantes do evento estavam distraídos no local, Bochs demonstrou, de forma impressionante, o perigo de deixar o bluetooth ativo sem necessidade.
Com um simples dispositivo de 70 euros (cerca de R$370 na conversão direta atual), Jae conseguiu acessar diversos iPhones, fazendo-se passar por uma Apple TV.
Por meio do bluetooth alheio, o hacker iniciou uma onda de notificações que chegaram aos telefones de todos os usuários. Nessas notificações, eram solicitadas senhas e outros dados privados. Embora isso pareça certamente criminoso, mesmo para um exemplo, Bochs explicou que o aplicativo era impedido de receber ou guardar os dados inseridos.
Como se proteger desse tipo de ataque?
Você pode estar se perguntando: “Como é possível desativar o bluetooth do iPhone?” A resposta é mais simples do que parece. Em vez de usar o Centro de Controle, siga estas etapas:
1° – Acesse as configurações do seu iPhone, no ícone de engrenagem.
2° – Vá até a opção “Bluetooth”;
3° – Desative-o a partir desta tela para não entrar apenas em modo de suspensão.
noticia por : R7.com