Se você deixa o celular carregando à noite, enquanto dorme, saiba que isso pode ser muito perigoso para a sua saúde e para o seu aparelho. Isso acontece em virtude de um fenômeno conhecido como “fuga térmica”, que faz com que é o aumento da temperatura da bateria.
Mais especificamente, a fuga térmica acontece quando uma célula atinge uma temperatura específica, desencadeando uma série de reações, que podem chegar até a ruptura ou o incêndio.
O problema é que, quando a fuga térmica tem início, ela não para até que a bateria esteja totalmente esgotada. Mas, como a bateria esgotará se o aparelho estiver conectado ao carregador?
Por isso, essa situação pode desencadear danos irreversíveis à bateria, reduzindo sua capacidade e sua vida útil, além do risco de incêndios, explosões e choques elétricos, colocando diretamente em risco a sua segurança e a de quem estiver ao seu redor.
Então, o que fazer?
Pelos motivos expostos, a recomendação é que você evite carregar o celular durante a noite, ou pelo menos que você o desconecte assim que ele atingir 100% de carga. Assim, você estará preservando a saúde do seu celular e a sua própria integridade.
Outro ponto fundamental é usar apenas os carregadores originais ou, no máximo, certificados, já que eles têm mecanismos de proteção contra sobrecarga e superaquecimento.
Caso você note que o seu aparelho está esquentando muito mais que o comum, desligue-o imediatamente e procure uma assistência técnica para descobrir o motivo e o que fazer no caso específico.
Essas são algumas dicas simples, mas que têm o potencial de fazer toda a diferença na hora de cuidar da sua bateria, do seu celular e, principalmente, da sua própria saúde e integridade física, bem como das pessoas que convivem com você.
Esta noite, pense bem antes de deixar o celular carregando enquanto você dorme. Essa pequena decisão pode fazer toda a diferença.
noticia por : R7.com