Preocupado com sua segurança e privacidade online? Pois você não está só. O termo “como saber se meu PC está sendo monitorado” é um dos mais procurados na internet e você vai aprender como verificar aqui!
Como saber se meu PC está sendo monitorado
Preocupação crescente no mundo, hoje em dia todo mundo quer ter segurança online. Afinal, ninguém quer que seus dados importantes sejam expostos por aí.
Obviamente, cada dispositivo possui suas vulnerabilidades, provenientes da forma como os usuários os utilizam.
Por exemplo, no caso dos smartphones, a maioria dos ataques chega na forma de aplicativos estranhos que as pessoas baixam em locais inseguros.
Por outro lado, pessoas que usam o computador ficam expostas a vários tipos diferentes de ataque, indo desde programas instalados até extensões de navegador.
Neste artigo vamos responder uma das perguntas que usuários de desktop mais fazem quando suspeitam que algo está errado: “Como saber se meu PC está sendo monitorado?”
De que maneira seu PC está sendo monitorado?
Antes de mais nada, é preciso entender que existem vários tipos de ataque hacker, mas um dos mais comuns são os de monitoramento.
Neles, os atacantes se infiltram no PC da vítima e começam a observar suas atividades, a procura de arquivos sigilosos ou com algum valor.
Mas às vezes nem precisa ser um arquivo salvo no computador. Muitos desses ataques são direcionados para a obtenção de dados como senhas, e-mails e credenciais de contas bancárias, entre outros.
Confira abaixo os principais métodos de monitoramento usados por criminosos para fazer o monitoramento de um PC!
Spywares
Começando pelo termo mais comum, os Spywares nada mais são do que programas criados com a intenção de coletar dados do usuário sem que ele saiba.
Para essa finalidade, o “hacker” usa de diversas estratégias para instalá-lo no dispositivo da vítima sem que essa saiba.
Uma vez lá, ele começa a vasculhar o PC, coletando coisas como histórico de navegação, senhas e informações financeiras. No fim, todos esses dados são enviados para o atacante, ou para terceiros.
Bem assustador, não é mesmo? Mas pode ficar calmo, que mais para frente ensinaremos como saber se seu PC está sendo monitorado.
Softwares de acesso remoto
Se mal usados, programas como TeamViewer e outros criados para manutenção e suporte de computadores também acabam virando “spywares”.
Quando seu dispositivo apresenta defeito, alguns técnicos de TI ou pessoas que entendem da área podem pedir que você instale um deles. Uma vez configurado, o programa abre uma porta de conexão que permite que a pessoa do outro lado tenha acesso total ao seu computador.
Geralmente, você precisa dar acesso para que alguém se conecte e o programa é totalmente seguro. Mas caso queira, a pessoa pode deixar uma conexão permanente no seu computador e ficar de olho em tudo que você faz.
Keyloggers
Por último, os Keyloggers são programas que têm como objetivo a monitoração do uso do teclado das vítimas.
Com isso, é possível descobrir, por exemplo, senhas e logins digitados em momentos específicos.
Versões mais sofisticadas, além de salvar e enviar o histórico de digitação do computador, envia também uma captura de tela, indicando onde as credenciais são usadas.
Meu PC está sendo monitorado? Tem como eu saber?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre é fácil saber se um PC está sendo monitorado. Afinal, programas como spywares e keyloggers são criados, muitas vezes, para serem indetectáveis.
Mesmo assim, existem alguns sinais aos quais você deve prestar atenção para identificar uma possível invasão no seu aparelho.
Por exemplo, mouse se mexendo sozinho e páginas que do nada apareceram abertas podem indicar que alguém está controlando seu computador à distância.
Além disso, se você perceber que seu computador está ficando mais lento do nada, é possível que exista algum spyware rodando constantemente em segundo plano.
Mas a maneira mais certa de ter certeza se seu PC está sendo monitorado é usando bons antivírus para fazer varreduras constantemente. Desta forma, ele te protege de programas invasores e outras ameaças.
Como verificar processos em execução
Caso você perceba que seu computador está mais lento ou consumindo muita internet e você suspeita de um spyware, basta verificar os processos em execução. Confira abaixo como:
No Windows, pressione as teclas “Ctrl + Shift + Esc” para abrir o Gerenciador de Tarefas.
Na aba “Processos”, procure por programas ou processos em segundo plano suspeitos. Você também pode filtrar por uso de recursos do computador, como CPU, memória e disco.
A ferramenta ainda tem outros recursos, para você ver até os serviços ativos no computador, aplicativos que iniciam junto com o sistema e muito mais.
E aí, gostou das dicas? Se sim, fique conectado no Bit Magazine para mais artigos como esse e compartilhe com seus amigos e familiares para que eles se protejam também!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Escrito por
Giovana Borela
noticia por : R7.com