Com as ondas de vazamentos de dados frequentes, se tornou importante que os usuários fiquem sempre atentos à segurança de suas informações online, já que os golpistas se aproveitam dos dados vazados para dar início a práticas fraudulentas, o que acaba gerando dores de cabeça e prejuízo para as vítimas.
Leia mais: Durante toda a Black Friday 2023, o Google mostrará produtos com frete grátis
Uma forma de gerenciar essas informações, quando estas estão associadas às contas do Google, é optar pela ferramenta “My Activity”, também da big tech. Segundo a própria empresa, o dispositivo te permite armazenar as suas atividades para melhorar os serviços fornecidos, mas tudo isso pode ser gerenciado, ou seja, o usuário pode decidir o que será armazenado, além disso, pode aplicar mudanças no histórico de navegação.
Confira mais detalhes a seguir!
Dados da conta Google: dá para gerenciar
Pela ferramenta, usuários vão encontrar uma subdivisão em três categorias: “Atividade na Web e em aplicativos”, “Histórico de Localização” e “Histórico do YouTube”. Na primeira seção, você pode acessar às informações sobre todas as pesquisas feitas no Google, além de todos os sites visitados por meio do mecanismo de busca.
Já a segunda seção, permite que você visualize os lugares pelos quais o seu smartphone passou enquanto a função de localização estava ativa. Por outro lado, a terceira seção é dedicada exclusivamente à gestão do seu histórico no YouTube, onde é possível acompanhar todas as buscas feitas no serviço de compartilhamento de vídeos.
Quem deseja excluir esses dados armazenados pode realizar essa tarefa de modos diferentes, tanto pelo computador quanto pelo celular. O usuário de Android, por exemplo, precisa ter o aplicativo da Google instalado, buscar o próprio perfil e clicar em “Gerenciar conta do Google”. A partir daí, é preciso buscar o campo “Dados e Privacidade” e, logo depois, ir em “Configurações do Histórico”. No final da página, basta iniciar o gerenciamento ao escolher uma atividade específica e excluir o que deseja.
Pelo computador, o processo pode ser feito diretamente no próprio navegador.
noticia por : R7.com