E tem avanços novos dando o que falar! Com data marcada para estrear na Europa, a novidade deve enfrentar diversos percalços para ser efetivamente aprovada no Brasil. Você tem ideia sobre o que estamos falando? É claro que é do novo volante com liberação do WhatsApp da BMW!
De acordo com dados oficiais, somente nos três primeiros meses de 2023 houve em média 677 motoristas pegos usando o celular e estamos falando de uma média diária. As informações são do Ministério dos Transportes, os números significam um aumento de quase 30% se compararmos com o ano passado.
Estima-se que essa subida foi impulsionada na maioria pelo uso do WhatsApp, que atualmente é uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo todo. A Associação Brasileira de Medicina ainda revela que a utilização de celular no volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito.
Portanto, o novo sistema criado pela companhia possibilitaria uma melhora dessas cifras, pois ajudaria a evitar diversos acidentes e situações desagradáveis. Porém, as opiniões sobre a invenção se dividem e os debates na internet estão bastante acirrados.
Como o volante funcionará para o motorista?
A tecnologia utilizada pela multinacional chama-se LIDAR. Ela conecta dados de sensores localizados na parte frontal, traseira e lateral do veículo com um radar que pode alcançar até 300 metros. Além disso, o sistema também possui duas grandes câmeras, uma na frente e outra atrás do automóvel.
Assim, a combinação de aparatos possibilita que o sistema monitore o ambiente ao redor com precisão e avise o condutor quando outros veículos e pedestres estejam próximos. O sistema também fornece dados sobre sinalizações de trânsito.
A única coisa exigida do motorista é que ele esteja acordado e atento para reagir em tempo hábil quando for avisado que algum obstáculo está próximo. O lançamento da direção autônoma nível 3 (nome oficial dado ao sistema), ocorreu em Sokolov na República Tcheca. Infelizmente, a tecnologia não tem previsão de lançamento no Brasil.
O famoso jornal paulista, Folha de São Paulo, enviou um representante ao evento da BMW e o repórter experimentou dirigir um veículo instalado com a novidade. Ele disse que pode calmamente responder mensagens via app e ainda assistir os melhores lances da Bundesliga, a liga de futebol alemão, pois o carro praticamente “dirigia-se sozinho”.
noticia por : R7.com