O primeiro computador analógico encontrado na história foi o Antikythera, sendo um dispositivo feito de bronze. Para a representação de como ele funcionava, foi feita uma réplica um pouco inusitada: em peças de Lego!
Veja a seguir como ficou o computador mais antigo do mundo em Lego!
Conheça o Antikythera
Imagem: Revista Nature/Divulgação/YouTube
Descoberto próximo à Ilha de Antikythera (daí o seu nome), no sul da Grécia, em 1900, o artefato estava localizado no fundo do mar e já estava totalmente corroído devido à ação do tempo. Depois de um longo processo de restauração, constatou-se ser um objeto histórico utilizado na Grécia Antiga.
Feito de bronze, os pesquisadores constataram que as suas 30 engrenagens formavam um mecanismo bastante complexo e avançado, que era utilizado para prever eventos celestes e constelações, sendo, portanto, uma espécie de computador analógico.
Acredita-se que o objeto foi utilizado há cerca de 200 anos a.C. e que o seu inventor foi o grande matemático, engenheiro e astrônomo Arquimedes, o qual viveu próximo à Ilha de Antikythera.
Como ele funcionava?
Para entender o seu funcionamento, a revista Nature propôs a criação da sua réplica em tamanho real feito inteiramente de Lego.
Com seus dois discos principais, cada um era responsável por uma marcação. O primeiro disco marcava as 12 principais constelações que eram vistas na região, o que seria futuramente definido como os 12 signos do zodíaco.
O outro disco possuía uma espécie de calendário egípcio, com 12 marcações representando os 12 meses com 30 dias e 5 dias extras, sendo os 365 dias do ano.
Para observar as constelações em sua posição correta, era preciso saber o dia e o mês do ano em que estava com base no calendário egípcio ou alguma outra forma de marcar o tempo na época.
Feito isso, era necessário girar a manivela para posicionar o disco na data atual. Assim, ele indicaria, por meio dos ponteiros, os ciclos astronômicos dos 12 signos do zodíaco.
noticia por : R7.com