Desde o dia 28 de agosto, a Anatel decidiu implementar novos protocolos para a solicitação de portabilidade entre as operadoras. A principal intenção dessas medidas é reforçar a segurança dos consumidores durante esse processo e tentar acabar com o famoso golpe da portabilidade.
Relatos de vítimas desse tipo de golpe, incluindo Gesiel Taveira, criador de conteúdo e influenciador, destacam que os criminosos solicitam e conseguem a portabilidade do número com a aprovação da operadora original sem qualquer confirmação do(a) dono(a) da linha.
Então, após realizar a solicitação e conseguir o número de telefone, os golpistas conseguem invadir as contas de redes sociais da vítima, redefinindo imediatamente as senhas dessas contas. Isso impossibilita o verdadeiro proprietário de recuperar o controle sobre suas próprias contas.
O que a Anatel tem feito para combater golpes?
Imagem: Gran Cursos Online/Reprodução
Na tentativa de reduzir essa prática criminosa, a Anatel trouxe novidades importantes para essa solicitação. Agora, quando um consumidor deseja realizar uma portabilidade numérica, deverá confirmar essa ação dentro de um período de 6 horas a partir do momento da solicitação.
Depois disso, o processo continuará por meio de um SMS enviado pela operadora. Neste momento, o usuário deve responder com um “SIM” ou “NÃO” para validar ou anular a portabilidade. Só assim, essa solicitação poderá ser finalizada.
De acordo com a Anatel, se o titular da linha não confirmar a portabilidade no prazo estipulado, o protocolo será automaticamente cancelado, mantendo o número na operadora original.
As operadoras são responsáveis por fornecer todas as informações relevantes aos consumidores, que precisam entender que, para fazer a portabilidade, devem responder ao SMS.
A implementação dessas novas diretrizes começou em abril deste ano, por meio de testes na área com DDD 64. Desde então, a Anatel expandiu o teste para as regiões Centro-Oeste e Norte e, posteriormente, para o Paraná e Santa Catarina.
Portanto, desde 28 de agosto, o Brasil inteiro está inserido nestas novas diretrizes para a portabilidade de operadoras. É importante lembrar que, caso você suspeite que perdeu sua linha ou que exista alguma linha irregular em seu CPF, busque informações nas operadoras telefônicas.
noticia por : R7.com