A Tribuna
Mesmo após a Secretaria Municipal de Saúde solicitar oficialmente ao Governo do Estado a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 em Rondonópolis, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reiterou que continuar enviando doentes para Primavera do Leste.
Segundo a SES, se o Município entender que são necessários mais leitos de UTI pode disponibilizar por conta própria.
Porém, o Município já reabriu os 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz (Hospital de Retaguarda) na última sexta-feira (8) e todas as vagas estão ocupadas desde terça-feira (12). A lotação da UTI foi justamente o que motivou a Prefeitura a solicitar a abertura de mais vagas ao Governo do Estado.
Sem vagas no Hospital de Retaguarda, os pacientes com Covid-19 de Rondonópolis que necessitarem de leitos de UTI continuarão sendo levados para o Hospital São Lucas, em Primavera do Leste, onde, segundo a SES, há 10 leitos de UTI cofinanciados pelo Estado.
As internações em decorrência da Covid-19 em Rondonópolis começaram a aumentar nas últimas semanas. Ontem (14), 16 pacientes estavam internados em hospitais de Rondonópolis, sendo que 11 estavam em leitos de UTI.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes internados na UTI em Rondonópolis não completaram o ciclo de vacinação ou não tomaram nenhuma dose da vacina.
Nesta quarta-feira (13), mais uma morte foi registrada em Rondonópolis. Uma mulher de 82 anos com hipertensão morreu vítima da Covid-19. Desde o início da pandemia, Rondonópolis já registrou 982 óbitos em decorrência da doença.