GAZETA DIGITAL – Khayo Ribeiro e Vitória Lopes
Afirmando avanço nas negociações, o governador Mauro Mendes (DEM) aponta que espera conseguir, até sexta-feira (19), a compra de 1,5 milhão de doses de vacina contra a covid-19 para Mato Grosso. As negociações são realizadas por intermédio do Ministério da Saúde, com dois laboratórios.
Mauro fez a declaração nesta na tarde desta quinta-feira (18), no Palácio Paiaguás, durante a solenidade em que assinou ordens de serviço para o início da pavimentação de 775 quilômetros e a construção de 40 pontes de concreto, que abrange todas as regiões de Mato Grosso.
No entanto, o democrata afirma que o aval depende da pasta federal. Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Mendes pontuou que só vai garantir a compra das vacinas caso elas sejam destinadas para Mato Grosso.
Isso porque, atualmente, toda compra de vacina deve ser feita pelo Ministério da Saúde, e distribuídas no País inteiro, conforme o Plano Nacional de Imunização.
“Se alguém conseguir comprar, pode entregar e o governo federal paga e coloca no plano. Se for assim, não tem problema, vamos comprar esse 1,5 milhão, colocado no plano e distribuído no Brasil inteiro. Mas ele paga [governo], não vou pagar pra distribuir vacina para todos os brasileiros”, defendeu.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, as negociações ocorrem há pelo menos um mês, e o Estado tem todos os recursos disponíveis para efetuar a compra.
“Temos o recurso, temos o dinheiro, e conseguimos praticamente um estágio bem avançado de negociações para comprar a vacina desses laboratórios que estão ai, sendo reportados na mídia nacional e internacional”, disse.
Questionado sobre quais são os laboratórios, Mendes não respondeu. “Ainda não posso dizer quais [são os laboratórios] porque ainda não foi concretizado, mas devemos fechar entre hoje e amanhã, e vamos dar publicidade. Mas vou depender, então, dessa posição final do Ministério da Saúde para garantir que nós tenhamos esse 1,5 milhão de vacinas aqui para Mato Grosso”, afirmou.