Da Redação – Folha5
A cidade de Lambari D’Oeste começa a partir de hoje(25) um toque de recolher das 22 horas até as 05 da manhã. O decreto foi publicado no Diário oficial nesta segunda-feira pelo prefeito Marcelo Vitorazzi(PDT). O toque de recolher é por tempo indeterminado e apenas profissionais na área da saúde, órgãos de segurança, vigias noturnos, delivery, podem circular após as 22 horas.
O decreto nº 12/2021 apresenta uma série de medidas para conter o avanço da covid-19 e o vai dizer algumas das principais medidas a serem adotadas.
Está proibido o funcionamento/realização/frequentação de praias de água doce, espaços de festas, ginásios esportivos e campos de futebol. Além disso todas as atividades culturais ou comerciais que envolvam a disponibilização e o manuseio de tereré, chimarrão, narguilé ou congêneres com aglomeração de pessoas por tempo indeterminado. Fica vedado eventos, reuniões, festas, aniversários, casamentos, confraternização, e celebrações similares de caráter privado na cidade.
Fica autorizado o consumo de produtos alimentícios e de bebidas no próprio local dos estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias, espetarias, pizzarias, carrinhos de lanches, bares, sorveterias, distribuidoras de bebidas, conveniências, pastelaria e similares, até o horário limite das 22h00min e respeitando lotação máxima de 50% de sua capacidade, atendendo ao distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, com a obrigatoriedade de cumprirem todas as normas sanitárias.. Os deliverys estão permitidos após as 22 horas.
Supermercados e mercearias deverão adotar os horários de funcionamento de segunda a sábado até as 20 horas, e aos domingos até as 13 horas. O atendimento em empresas de odontologia, laboratórios, clínicas médicas e serviços de fisioterapia será de segunda a sexta-feira até as 19 horas, e aos sábados até as 15 horas.
Salões de beleza, barbearia poderão funcionar de segunda à sábado até às 19 horas, com restrição de entradas, garantidas as normas de segurança, prevenção e combate ao Coronavírus.
Já as farmácias e drogarias deverão funcionar com horário de segunda a sábado até as 22 horas e domingo até as 13 horas. Nos templos religiosos deve se limitar a presença de fiéis em até 50% da capacidade de cada templo e poderá acontecer até as 22 horas com tempo máximo de 1 hora.
Segundo o painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Lambari D’Ooeste até este domingo registrou 32 novos casos da covid-19.