O ator americano Matthew Perry, de 54 anos, conhecido pelo papel de Chandler Bing na série Friends, morreu neste sábado (28), vítima de um afogamento em sua jacuzzi. De acordo com o veículo internacional TMZ, o primeiro a noticiar a morte do ator, embora as causas ainda estejam sendo investigadas, os socorristas foram acionados para atender a um caso de parada cardíaca.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Até o momento, as informações divulgadas indicam não haver sinais de crime, e não foram encontrados álcool nem drogas no local.
Vale lembrar que Perry, por muitos anos, enfrentou a dependência de álcool e drogas, como o vício em Vicodin, um analgésico à base de ópio, e esteve em reabilitação várias vezes, além de ter tido outros problemas de saúde, como uma perfuração gastrintestinal.
O Manual MSD de Diagnósticos e Tratamentos afirma que a parada cardíaca acontece quando o coração deixa de bombear sangue e oxigênio para o organismo.
Os pacientes podem ser reanimados, caso o tratamento seja prontamente iniciado. No entanto, quanto maior o tempo entre a parada e o início da massagem cardíaca (dados cinco minutos do início da ocorrência), menores são as chances de a pessoa ser reanimada — e, caso seja, existem altos riscos de haver uma lesão cerebral.
Entre os principais fatores de risco, o Ministério da Saúde destaca tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso, sendo que diabéticos e hipertensos têm risco duas a quatro vezes maior de passar por um infarto — que leva a uma parada.
Além disso, problemas cardiovasculares podem ser os principais motivos de acontecer a parada, como arritmias, insuficiência cardíaca, coágulo nos pulmões, um desequilíbrio eletrolítico, de potássio ou magnésio ou um entupimento arterial.
Já a parada cardiorrespiratória, em que não só o coração mas também a respiração é interrompida, pode ser ocasionada por afogamentos, fortes crises de asma ou infecções pulmonares graves.
“Uma pessoa que sofre uma parada cardíaca permanece imóvel e não responde a perguntas nem a qualquer estímulo, como sacudidelas. A pessoa pode não estar respirando ou pode ter uma respiração ofegante e irregular, chamada de respiração agonal”, alerta o MSD.
O tratamento das paradas cardíacas pode envolver protocolos de RPC (reanimação cardiopulmonar), uso de desfibriladores e administração de adrenalina. Serão necessários ainda cuidados após a reanimação e o tratamento da causa.
Para a prevenção, é necessário manter uma vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios físicos, e evitar o uso de substâncias nocivas, como álcool, drogas e tabaco.
FONTE : R7.com