Será que araruta é o mesmo que polvilho doce? Em algumas regiões do Brasil, o polvilho doce é um ingrediente quase tão básico quanto a farinha de trigo. Ele é muito versátil, e compõem receitas deliciosas.
Entretanto ele as vezes é confundido com a araruta em pó, tanto que algumas pessoas pensam que são a mesma coisa. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se a araruta é o mesmo que polvilho doce, conheça eles e veja as diferenças.
À primeira vista, a araruta por si só não é tão conhecida, pelo menos não tanto quanto ela deveria. Ela esconde propriedades bastante interessantes para a saúde, e não deixa a desejar quanto ao seu uso na cozinha.
Porém, justamente por não ser tão conhecida, e seu pó estar presente nos mercados, ela acaba sendo confundida com o polvilho doce, sendo que na prática eles apresentam discrepâncias importantes.
Araruta é o mesmo que polvilho doce?
Antes de mais nada, o primeiro passo para entendermos essa questão é analisarmos a base de cada ingrediente. Começando pelo polvilho doce, que é feito a partir da mandioca, a qual passa por múltiplos processos.
Já a araruta é uma raiz totalmente diferente da mandioca, e que é empregada na produção do pó araruta. Logo, apenas com base no processos de produção, já é possível perceber que é mentira dizer que a araruta é o mesmo que polvilho doce.
Agora outro ponto que precisamos analisar é a composição nutricional de cada um. No caso, esse talvez seja um dos motivos pelos quais tantas pessoas dizem que a araruta é o mesmo que polvilho doce. Isso porque tanto a mandioca quanto a araruta são fontes expressivas de fibras e carboidratos.
Entretanto, na prática, a quantidade de carboidratos da araruta é menor que a da mandioca.
E por que o polvilho doce é tão diferente do polvilho azedo?
Enquanto alguns se perguntam se a araruta é o mesmo que polvilho doce, há quem não conhece a diferença entre o polvilho doce e o azedo. Ambos são feitos a partir da mandioca, mas na prática eles se diferem, principalmente, em sua produção.
No caso, os dois passam pelas mesmas etapas, mas o polvilho azedo é submetido à uma fermentação, enquanto o polvilho doce não. Com isso, o sabor e textura deles acabam sendo diferentes, bem como os seus usos.
A araruta oferece benefícios para a nossa saúde
Enfim, não podemos afirmar que a araruta é o mesmo que polvilho doce por causa da diferença que os ingredientes apresentam na sua produção e composição nutricional. Mas o melhor é que, se nos aprofundarmos na composição da araruta, é possível notar que ela oferece benefícios para o organismo.
Claro que o polvilho apresenta sim algumas vantagens nesse aspecto. Porém só o fato da araruta conter menos carboidratos já é notável, sem falar que ela ainda é rica em fibras, as quais controlam esses nutrientes. Dito isso, a partir do consumo da araruta, podemos obter benefícios como:
- Auxílio no processo de emagrecimento
- Melhoria das defesas do organismo
- Prevenção contra o desenvolvimento de diabetes
- Redução dos níveis de colesterol do organismo
- Manutenção e promoção da saúde do intestino
Leia mais:
FONTE : R7.com