Gazeta
Rodrigo Costa – Especial para o GD
15 meses após a chegada da covid-19 em Mato Grosso, até o momento 5 municípios do Estado contabilizam, cada um, menos de uma dezena de mortes relacionada à covid-19, sendo automaticamente os menores registros do estado.
O número total, contabilizando todas as 5 cidades, é de 22 óbitos de pessoas que não resistiram e faleceram após contrair o vírus. O levantamento foi feito pelo Gazeta Digital, com dados do Brasil I.O., plataforma que compila número de óbitos e casos de covid de todas as secretarias de saúde do Brasil.
os municípios listados, nenhum possui mais de 10 mil habitantes. Araguainha (460km ao sul de Cuiabá), considerada a menor população do estado, com 946 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve um único óbito por covid-19, registrado no dia 07 de julho.
Do grupo de munícipios, Santa Rita do Trivelato (445 km ao norte de Cuiabá) é a cidade que está há mais tempo sem notificar mortes provocadas pela covid. São mais de 4 meses desde que o último óbito foi registrado, em 25 de março deste ano, quando o estado enfrentava uma severa segunda onda da covid-19, com recordes de diários de casos e mortes.
Confira quais são os municípios
Araguainha
1 óbito
Santa Rita do Trivelato
3 óbitos
Rondolândia
4 óbitos
Santo Antônio do Leste
7 óbitos
São José do Povo
7 óbitos
Pandemia em Mato Grosso
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizados até sexta-feira (13), Mato Grosso notificou 506.544 casos de covid e 13.133 óbitos por complicações da doença. Dos 506.544 casos de infecções, 8.772 pessoas seguem isoladas.
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 64,86%.