O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou mais dois nomes de seu futuro secretariado na tarde deste sábado (26).
O vice-prefeito eleito José Roberto Stopa será o secretário municipal de Educação. Já o ex-secretário de Obras Públicas Vanderlúcio Rodrigues, que foi coordenador da campanha à reeleição, será o diretor-presidente da Limpurb, a empresa pública de limpeza urbana.
A confirmação foi feita pelo prefeito por meio de postagem em suas redes sociais, em um vídeo em que ele aparece ao lado do próprio Vanderlúcio e do vereador Luís Cláudio, que será seu secretário de Governo.
“Stopa e Vandelúcio são dois dos meus homens de confiança. Dois secretários que já mostraram compromisso com a gestão, compromisso com a população cuiabana. Stopa, meu braço direito, vice-prefeito, vai acumular a Pasta de Educação para colocar sua experiência como professor de formação a serviço do Município”, afirmou Emanuel, que toma posse para seu segundo mandato no dia 1º de janeiro.
“E Vanderlúcio, que já provou sua competência na Secretaria de Obras, e também esteve à frente da minha campanha política, que saímos vitoriosos, vai ficar à frente da Limpurb, que era comandada pelo Stopa”.
Currículo
Graduado em Engenharia Florestal, Stopa é servidor público efetivo do poder municipal e estadual. Exerceu mandato como vereador e atuou nos cargos de secretário de Meio Ambiente e de Educação de Cuiabá.
Pelo Estado, foi superintendente do Arquivo Público. Na gestão Emanuel Pinheiro, foi secretário de Serviços Urbanos, que passou a se chamar Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb). Concorreu nas eleições municipais de 2020 como vice-prefeito da chapa de Emanuel Pinheiro. Eleito para mandato de 2021 a 2024, vai acumular a vice prefeitura com o cargo de secretário de Educação.
Natural de Patos de Minas (MG), Vanderlúcio Rodrigues da Silva reside em Cuiabá desde 1986. Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1990, e possui experiência como engenheiro civil.
Foi secretário de Obras Públicas no primeiro mandato da gestão Emanuel Pinheiro, se afastando do cargo para assumir a posição de coordenador de campanha de Emanuel Pinheiro nas eleições de 2020.