POLÍTICA

Secretário diz que MT seguirá plano nacional para vacinação

Da Redação – Wellygton Souza – Hiper Notícias

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou nesta terça-feira (12), que os lotes de vacina contra a Covid-19, a Coronavac, fabricados pelo Instituto Butantan, em São Paulo, devem ser disponibilizados a partir do próximo dia 20 de janeiro aos estados. O gestor que estava afastado das atividades desde novembro de 2020, disse que se reuniu com o secretário nacional de Vigilância do Ministério da Saúde para fazer as tratativas das doses.

“A perspectiva é que os lotes de vacinas já produzidos pelo Butantan e mais 2 milhões adquiridos da AstraZeneca sejam disponibilizados a partir do dia 20, quando se espera que a Anvisa dê o resultado final sobre a aprovação ou não dessas vacinas para serem utilizadas no Brasil”, disse em conversa com à imprensa, no Palácio Paiaguás.

Segundo Figueiredo, os estados e municípios seguirão um plano de vacinação recomendado pelo governo federal.

Ele explica que as doses serão disponibilizadas aos estados, mas que a responsabilidade sobre a vacinação será feita por cada prefeito. Uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde deverá ser realizada nos próximos dias.

“Existe um plano nacional de imunização. Cada município terá que seguir o plano nacional obrigatoriamente atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde. Estamos nos preparando para que consigamos fazer uma operação rápida em Mato Grosso e para isso estamos preparando uma reunião com todos os secretários municipais”, ressalta.

Com relação a compra de insumos para aplicação das doses, o secretário garantiu que o Estado tem 3 milhões de seringas e que fará ainda nesta semana a aquisição de uma mesma quantia. “Quero crer que seringa e agulha não será problema para o estado de Mato Grosso. Estamos torcendo para que a vacina seja disponibilizada o mais rápido possível para que possamos começar a operacionalizar a população”.

Casos de Covid-19 em MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (12), 192.353 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.708 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 369 Hoje: 3 Total: 7796750

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.