O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viaja para Marrakesh, no Marrocos, na noite desta terça-feira (10), para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante a viagem, que deve durar até o próximo sábado (14), está previsto um encontro entre ele e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que está à frente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como ‘Banco do Brics’. A reunião deve ocorrer na quinta-feira (12).
O encontro anual do FMI é um dos principais eventos econômicos do mundo. Devem participar ministros, autoridades financeiras e presidentes de bancos centrais de 189 países. Além de estratégias para a economia global, esta edição deve debater o mais recente confronto entre Israel e o grupo palestino Hamas, desencadeado no último sábado (7).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o Ministério da Fazenda, Haddad também terá agendas bilaterais e vai participar de reuniões preparatórias para a organização do encontro do G20 em 2024, que será sediado no Brasil. O país assumiu a presidência do bloco neste ano. O G20 é o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia.
Estão previstos compromissos bilaterais de Haddad com autoridades da Índia, França, Indonésia, do Reino Unido e de Portugal, além de reuniões com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Banco Mundial e do próprio FMI.
Em nota, a Fazenda informou que, com a presidência brasileira do G20, o ministro deve “aproveitar a ocasião para dialogar sobre a organização do encontro”. “O fórum terá como pano de fundo a inclusão social e o combate à fome, a transição energética e o desenvolvimento sustentável e a reformulação de instituições de governança global”, disse a pasta.
noticia por : R7.com