O papel do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na fiscalização de recursos públicos e no controle social da gestão municipal e estadual foi abordado durante a live “Conhecendo o TCE-MT: Missão e Perspectivas”, na noite desta quinta-feira (18). O encontro reuniu participantes de 17 municípios e 32 instituições do Estado.
Parte do programa Consciência Cidadã nas Universidades, a transmissão, voltada a graduandos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), totalizou 371 visualizações no canal do órgão no Youtube e levou a eles informações sobre o funcionamento, atribuições e atuação do órgão.
A palestrante da noite, secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Lúcia Vuolo, destacou que o órgão cumpre com um papel republicano de fiscalizar os recursos públicos e que, portanto, conhecer as suas atribuições faz parte da própria cidadania.
“Minha missão no tribunal é estimular o exercício do controle social, que é o próprio exercício da cidadania dentro de uma democracia participativa, garantida pela Constituição Federal. Buscamos, por meio do conhecimento, empoderar o cidadão frente à gestão pública, oferecendo instrumentos corretos e linguagem acessível”, disse.
Clique para ampliar |
De acordo com o diretor político-pedagógico do campus da Unemat em Colíder, Marcelo Leandro Holzschuh, a temática chamou a atenção de outros cursos, o que comprova a relevância da abordagem junto à sociedade.
“A maioria não sabe qual é a função do órgão, então a live é importante por abranger a comunidade toda. Com certeza os participantes levarão o assunto para suas casas e discutirão com outras pessoas. É nesse sentido que buscamos estas parcerias. Para que eles não fiquem em suas caixinhas, tudo está integrado”, avaliou.
Já a representante da UAB, professora Rosana da Silva, falou sobre o impacto direto da palestra para muitos dos inscritos. “Vale destacar que muitos deles participam de conselhos municipais. Então, tudo que foi passado coloca uma chama de querermos saber sempre mais. A palestra foi muito esclarecedora.”
Ao final do encontro, com todas as câmeras abertas, Cassyra tirou dúvidas e falou ainda sobre a importância de que os graduandos avaliem a live. “É importante porque estamos tratando da coisa pública. Então queremos conhecer os alunos, saber se conseguimos alcançar nossos objetivos e alcançar efetivamente os resultados.”
Também participaram do evento alunos de Água Boa, Alta Floresta, Alto Boa Vista, Barra do Garças, Campo Verde, Cuiabá, Feliz Natal, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Guarita, Paranaíta, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tapurah, Torixoréu e Várzea Grande.
Clique aqui e assista a live na íntegra.
Andre Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT