Da Redação
A Secretaria de Educação (Seduc-MT), informou que as cidades com nível “alto” e “muito alto” de contágio pela Covid-19 não devem retornar as aulas no ensino híbrido nas escolas estaduais. Ou seja, atualmente, todos os 141 municípios estão impossibilitados de retomarem as aulas de forma presencial.
Segundo a Seduc, as unidades de ensino devem seguir as recomendações sanitárias vigentes no município onde estão localizadas para a volta das aulas no sistema híbrido. Nota Técnica conjunta elaborada pela Seduc-MT e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estabelece que o retorno das aulas, bem como as normas a serem adotadas pelas unidades de ensino, devel respeitar a situação epidemiológica de cada município.
“Se houver medidas mais restritivas, com base em decretos, as aulas não devem ser retomadas na modalidade híbrida ou, se já retomadas, devem ser suspensas no caso de agravamento da situação epidemiológica”, assinala a nota da Secretaria de Educação.
Na última semana, quando a situação da pandemia era mais branda, a Secretaria de Educação anunciou o retorno das atividades presenciais nas escolas. Mp dia 31, começaria a semana de acolhimento de profissionais da Educação e de alunos. As aulas presenciais seriam retomadas, efetivamente, no dia 7 de junho.
Porém, houve agravamento da pandemia. Na terça-feira, a Secretaria de Saúde informou que não havia mais nenhum município com nível moderado. Eram 18 cidades com nível muito alto e 123 com nível alto.
As aulas seguem sendo realizadas de forma remota.