A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 29, o convite de comparecimento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. A data para a oitiva ainda não foi definida.
Depois de quatro requerimentos, o colegiado busca explicações do ministro sobre o encontro de assessores do ministério com Luciane Barbosa Farias. Conhecida como “Dama do Tráfico”, ela é mulher de um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas.
+ 8 de janeiro: CPI do Distrito Federal vai pedir o indiciamento de G. Dias
Além do ministro da Justiça, os parlamentares da comissão aprovaram o convite do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos acerca da possibilidade de o Tesouro Nacional ter que compensar, neste ano, o déficit das estatais federais, situação que não ocorre desde 2015.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, também foram convidados a prestar esclarecimentos sobre as demandas apresentadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante o evento de celebração do Dia Mundial da Alimentação.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, da Educação, Camilo Santana, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também foram convidados para prestar esclarecimentos aos deputados sobre assuntos referentes às suas pastas.
Parlamentares também querem ouvir o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann. Nesse caso, a ideia é que ele explique os processos em curso que visam a mudanças na estrutura organizacional e na metodologia de divulgação de dados da entidade.
A “Dama do Tráfico” esteve em Brasília nos dias 6 e 7 de novembro para participar do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura. Todos os participantes tiveram as passagens custeadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).
+ Apresentador diz que afiliada do SBT foi pressionado para não dar notícia sobre Janones
Em suas viagens a Brasília, a “Dama do Tráfico” encontrou-se com dois secretários do Ministério da Justiça e uma coordenadora do MDH. Ela também conversou e tirou fotos com deputados federais.
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé (AM).
Leia também: “Ordem dos Advogados do Brasil cobra providências contra juíza que gritou com testemunha”
noticia por : R7.com