ALLAN MESQUITA
Da Redação – Folha Max
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), declarou que o sucesso das obras do BRT (Bus Rapis Transit) será decisivo para eventual candidatura a reeleição do governador Mauro Mendes (DEM). Durante entrevista ao programa A Notícia de Frente (TV Vila Real, canal 10), o chefe do legislativo declarou que o governador fez uma escolha inteligente ao abrir mão do modal VLT e optar pelo BRT.
“Foi uma decisão técnica e consensuada por uma empresa de qualidade que foi contratada. Poderia fazer o VLT? Poderia. Mas seria um processo muito emblemático e daqui há 10 anos a obra não poderia estar pronta ainda. O BRT sempre foi o modelo certo para capital. A mudança para o VLT lá atrás, todo mundo sabe que foi por conta de propina”, disse.
Nesta segunda-feira (21), Mendes convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que não terminaria o VLT e iria substituir o projeto de modal de transporte para a Baixada Cuiabana pelo BRT. A decisão do governador em pedir a substituição levou em conta estudos técnicos elaborados pelo Governo de Mato Grosso e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Os relatórios concluíram que a continuidade das obras do VLT era “insustentável”, demoraria até seis anos para conclusão, custaria mais aos cofres públicos, com pouca vantagem à população e ainda contaria com uma tarifa muito alta.
Um pedido de autorização para substituição do projeto foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional. No documento, o governador citou que o VLT teve custo previsto de R$ 1,4 bilhão, sendo que R$ 1,08 bilhão já foi pago ao Consórcio. O modal deveria ter sido entregue já na Copa do Mundo de 2014, o que nunca ocorreu.
Mendes ainda lembrou que o VLT possui 8 ações na justiça, incluindo a que garantiu a rescisão contratual ainda no governo Pedro Taques, após a Operação Descarrilho da Polícia Federal, que descobriu o esquema do pagamento de propina das empresas ao ex-governador Silval Barbosa.
Além do BRT, o governo anunciou no dia 28 de outubro, o “Programa Mais MT”, que prevê investimentos de R$ 9,5 bilhões em todas as áreas. O pacotão de obras foi anunciado como “o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso” a ser executado nos próximos 2 anos.
Diante disso, Botelho avalia que todos os cenários são favoráveis a Mendes em 2022, onde ele deve buscar a renovação do madato. “O BRT aqui vai ser um ponto decisivo e importante. Então, se ele conseguir finalizar essas obras e o BRT que ele está lançando eu acho que ele é um forte candidato. Agora se não acontecer, ele pode ser menos forte. Mas é claro, nós estamos fazendo tudo para ajudar o governador”, concluiu.