POLÍTICA

Comandante da Marinha pede verba extra por meio de PEC da oposição

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, disse que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em que senadores da oposição tentam garantir orçamento igual ou superior a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para a defesa do Brasil é “absolutamente necessária”.

A declaração foi feita neste domingo, 3. Olsen afirma que só com a previsão orçamentária será possível reestruturar a Marinha com navios e submarinos para responder a “ameaças externas”.

“Investimentos em defesa são de longo prazo, e isso impõe uma necessidade de previsibilidade orçamentária”, disse o comandante da Marinha ao jornal Folha de S.Paulo. “É nesse sentido que a PEC é absolutamente necessária para que as Forças possam se planejar e executar isso.”

Comandante da Marinha diz que o Brasil possui ameaças

comandante marinha pec 2
“Investimentos em defesa são de longo prazo, e isso impõe uma necessidade de previsibilidade orçamentária”, disse o comandante da Marinha | Foto: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)

O almirante também disse que é um “pensamento equivocado” achar que o Brasil não possui ameaças.

“Vivemos por décadas com um pensamento equivocado de que o Brasil não possui ameaças”, disse Olsen. “O Brasil possui ameaças, tivemos uma em 2019, derramamento de óleo, e isso atenta contra os interesses da sociedade e precisa ser encarado como ameaça”.

A PEC do orçamento de defesa foi protocolada por Carlos Portinho (PL), senador pelo Rio de Janeiro e líder do principal partido de oposição ao governo Lula. A Marinha participou da articulação da PEC e tem feito movimentos para mostrar seu apoio à pauta, segundo o jornal.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

De acordo com a Força, as restrições orçamentárias dos últimos anos fazem com que, até 2028, cerca de 40% das embarcações da Marinha sejam descartadas sem a devida reposição.

“Desde a primeira reunião que eu tive com o presidente Lula, o assunto central foi investimentos nas Forças Armadas que lhe permitissem o reaparelhamento”, afirmou Olsen. “A Marinha está atenta sob esse aspecto, procurando assegurar o reaparelhamento dos meios e que possa responder à altura a essas provocações.”

noticia por : R7.com

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 91 Hoje: 2 Total: 14270142

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.