A Tribuna
O Presidente da República Federativa do Brasil e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro, marcou presença em Minas Gerais (MG) na tentativa de estreitar os laços com o estado que possui o maior colégio eleitoral do país.
A tática segue o mesmo caminho escolhido pelo seu principal opositor nas urnas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que dias atrás também iniciou sua campanha à Presidência com um discurso na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), na região central de Belo Horizonte.
PROVOCAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro disse a aliados ter visto a operação da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas como uma “provocação” a ele.
Em conversas reservadas, o presidente da República avaliou que a operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, seria uma tentativa do Judiciário de “pressioná-lo”.
Auxiliares presidenciais dizem que o atual chefe do Palácio do Planalto está bastante “irritado” com a decisão de Moraes, a qual teria considerado “arbitrária” e “ditatorial”.
DIVERGENTE
A discordância entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, com relação à operação deflagrada contra empresários que defenderam um golpe de Estado no WhatsApp não é o primeiro embate entre os dois.
Esta é a segunda vez, no mesmo inquérito, que há divergência entre eles. A Polícia Federal (PF) deflagrou operação por ordem de Moraes, contra um grupo de empresários investigados por trocarem mensagens golpistas.
VOTAÇÃO
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, julgamento de ação direta de inconstitucionalidade apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) que questiona a proibição de entes federados entrarem com ações por atos de improbidade administrativa, entre outros trechos da Lei 14.230/2021, conhecida como a nova Lei de Improbidade Administrativa, sancionada em outubro de 2021.
4 MIL CASOS
O Brasil se aproxima dos 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado informa que 3.984 pacientes foram diagnosticados com a doença.
A maior parte dos casos está concentrada no estado de São Paulo: 2.567. Rio de Janeiro vem em seguida, com 472. Minas Gerais está em terceiro lugar no ranking, com 216 registros confirmados e um óbito.
O único falecimento constatado no país trata-se de um homem de 41 anos, que tinha diversas comorbidades e enfrentava um câncer. Ele estava internado em Belo Horizonte.
ENSINO MÉDIO
A candidata do MDB ao Palácio do Planalto, Simone Tebet, defendeu, como proposta de governo, a criação de uma espécie de poupança para estimular jovens a concluírem o ensino médio.
Segundo a senadora, o projeto consiste em conceder ajuda financeira anual aos estudantes da faixa etária, que poderão sacar as quantias após a conclusão do período escolar.
AJUDA
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recorreu à cúpula da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) em busca de ajuda para conquistar o voto evangélico em Alagoas, onde disputa a reeleição para deputado este ano.
Na noite, Lira visitou a igreja Assembleia de Deus Vida Eterna em Cristo em Maceió. A igreja é presidida pelo pastor Silas Malafaia, aliado de primeira hora do presidente Jair Messias Bolsonaro.
SEM ÓDIO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai criar nos próximos dias um canal exclusivo de comunicação entre juízes eleitorais e as plataformas que operam redes sociais para agilizar a remoção de postagens que incitem a violência política ou promovam ataques à democracia e ao processo eleitoral durante a campanha.
A intenção é coibir com a maior rapidez possível a propagação de discurso de ódio e a incitação à violência nas redes e, ainda, preservar as postagens como provas para que possam ser utilizadas contra os autores das mensagens ou contra quem as repassou na internet e por meio de aplicativos.