Gazeta Digital -Yuri Ramires
Atualização 11h50 – Sessão plenária da Câmara Municipal de Querência (945 km ao Nordeste de Cuiabá) foi encerrada na manhã desta segunda-feira (21), após o vereador Neiriberto Erthal, do PSC, sacar uma arma de fogo em direção ao colega Edimar Batista (PDT), durante uma discussão.
De acordo com as informações, Neiriberto, que é sargento da Polícia Militar e também professor, estava discutindo sobre o aumento de cadeiras no legislativo da cidade, que hoje conta com 9 vereadores. O projeto prevê a criação de mais duas vagas, totalizando 11.
Além disso, estava em pauta a criação do 13º salário e das férias para os parlamentares municipais. Porém, a discussão ganhou forma e tomou rumo pessoal. Segundos antes de puxar a arma de fogo para o colega, chegou a declarar que “o trabalho aqui é bem feito, e bem organizado”.
Em seguida, se levanta da cadeira e parte para cima do vereador, dizendo “vossa excelência seja homem e assuma que recebeu doação”, sendo vaiado por vários populares que participavam da sessão.
As imagens da TV Câmara não acompanharam a situação e ficaram paradas apenas onde ele estava sentado. Equipe da PM que estava no plenário conseguiu controlar a situação e a sessão foi encerrada.
Reportagem do procurou a assessoria de imprensa da Câmara, que enviou uma nota sobre o ocorrido informando que “as medidas cabiveis estão sendo tomadas”. Leia a nota na íntegra em anexo na matéria.
Versão da PM
Segundo o boletim de ocorrência que a PM registrou, o vereador Neiriberto desferiu um soco contra o vereador Edmar, mas ele caiu no chão. Edmar aproveitou para agredir o colega.
Os policiais interviram e separaram os dois parlamentares, mas Neiriberto sacou a arma e fez ameaças. Consta ainda no relato encaminhado à imprensa que ele foi conduzido pela PM para fora do plenário.
“A arma usada na ameaça não foi encontrada. As partes foram conduzidas para confecção do boletim de ocorrência. O vereador Edmar informou que não tem intenção de representar”.