Lula Marques/Agência Brasil
Hacker surpreendeu ao defender voto impresso, antiga bandeira de Jair Bolsonaro.
Lula Marques/Agência Brasil
Hacker surpreendeu ao defender voto impresso, antiga bandeira de Jair Bolsonaro.
DO REPÓRTERMT
O hacker Walter Delgatti, preso pela Polícia Federal após invadir computadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), disse aos parlamentares presentes na Comissão Parlamentar de Inquérito do 8 de Janeiro que a urna eletrônica é, sim, passível de manipulação.
Conforme Delgatti, o código fonte do TSE é um dos ingredientes do compilado que representa o sistema eleitoral. E, nas palavras do hacker, “quem tem acesso aos ingredientes consegue inserir um veneno lá e (deixar) esse bolo venenoso”.
Uma possível manipulação poderia ser feira, segundo Delgatti, apenas dentro do TSE, no momento em que o código fonte é criado ou atualizado pela autoridade eleitoral.
“Ele (uma pessoa mal-intencionada) pega o resultado da (eleição) anterior e faz a margem de erro, mais ou menos naquela região. Então não seria algo grosseiro, não seria apenas ‘nessa cidade vai ter cem porcento dos votos’, não. Ele faz algo que seja de verdade, não um algoritmo. Inclusive, o algoritmo é a inteligência artificial porque ela tem essa inteligência de manipular o voto caso haja alguém mal-intencionado no TSE”, disse o hacker aos parlamentares.
Segundo o hacker, na eleição de 2018, apenas uma pessoa cuidava do processo eleitoral, o que lhe causou estranheza. “Eu achei estranho eles darem tanto poder a uma só pessoa, porque outra pessoa no lugar dele ou até ele tem o poder de decidir o resultado de uma eleição. Ele vota por 200 milhões de habitantes, caso ele tenha essa má intenção”, acrescentou.
Questionado por um parlamentar sobre qual “dica” poderia dar para assegurar maior lisura ao processo eleitoral brasileiro, Delgatti respondeu que a solução seria o voto impresso.
“Eu vislumbro aqui que a única saída seria a urna imprimir o voto. Seria a única saída, porque nunca se sabe se há pessoas mal-intencionadas na manipulação do código e após estudos e análises eu cheguei à conclusão de que a única saída seria essa”, respondeu.
Veja o vídeo:
FONTE : ReporterMT