POLÍCIA

STF está a um voto de formar maioria contra o Marco Temporal; julgamento será retomado nesta 5ª

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTER MT

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou 5 votos para derrubar a tese do Marco Temporal, que limitaria a demarcação de novos territórios indígenas apenas a áreas que eram ocupadas no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Com placar de 5 a 2, resta apenas um voto para formar maioria contra a medida. Quatro ministros ainda não votaram.

A decisão que for tomada tem o efeito prático de servir como precedente para outras decisões que dizem respeito à delimitação de terras em todas as instâncias do Poder Judiciário.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O governador Mauro Mendes (União) chegou a pedir que o STF adiasse a decisão até que o Senado concluísse a análise de projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O pedido, como se viu, foi ignorado pela Suprema Corte.

“O Brasil não pode viver uma grande crise fundiária com a abertura novamente dessa discussão”, chegou a dizer Mauro, antevendo uma “tragédia”, tendo em vista que, com a derrubada do Marco Temporal, terras que hoje são produtoras no Estado terão que ser repassadas aos indígenas.

No começo do mês, o prefeito de Brasnorte (582 km de Cuiabá), Edelo Ferrari (União), disse que os indígenas não querem mais terras, e sim produzir naquelas que eles já possuem.

“É um absurdo o que está acontecendo no nosso Município referente ao Marco Temporal. Sou contra a ampliação da área indígena e considero um absurdo as famílias que possuem suas propriedades há 40, 50 anos, que inclusive compraram o direito da colonizadora autorizada pelo Estado, passarem pelo que estão passando”, afirmou.

Veja como votaram os ministros:

Contra o Marco Temporal:
Edson Fachin
Alexandre de Moraes
Cristiano Zanin
Luís Roberto Barroso
Dias Toffoli

A favor do Marco Temporal:
Nunes Marques
André Mendonça

Ainda restam votar: Rosa Weber, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 59 Hoje: 2 Total: 6657677

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.