Reprodução
Secretaria de Saúde do município de Sinop
DO REPÓRTERMT
A injeção de aproximadamente R$ 18,3 milhões de recursos municipais no Consórcio Público de Saúde Vale dos Teles Pires proporcionou a Sinop um importante feito na área de saúde: executar mais de 280 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, e zerar a fila de esperar por procedimentos cirúrgicos em várias especialidades.
Os dados são do período de janeiro de 2021 até o momento e não considera os exames e procedimentos que são executados também diretamente nos hospitais regionais do Estado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Com a aquisição dos diversos procedimentos em parceri entre o município e o Estado, por meio do consórcio, Sinop conseguiu zerar a fila de espera para cirurgias em 20 especialidades e em alguns exames, utilizando de programas como Fila Zero, MT Mais Cirurgias e Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (P.A.I.C.I).
“O governo destina recursos ao consórcio e nós aplicamos a contrapartida. Desse modo, conseguimos realizar vários mutirões e acelerar o atendimento aos pacientes que aguardavam na fila da regulação. Conseguimos avançar em muitos pedidos e isso é um marco muito significativo”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Robinson Martins.
Na relação de cirurgias cujas filas estão zeradas estão hemorroidectomia, laqueadura, ressecção endoscópica de próstata, prostatectomia suprapúbica, colpoperineoplastia, colecistectomia, nefroctmia, tratamentos cirúrgicos de hidrocele e cistocele, CAF, angioplastia coronariana, estudo eletrofisiológico, implante de prótese valvar, revascularização do miocárdio, reconstrução da LCA, tratamento cirúrgico de manguito rotador, catarata, hernioplastias (inguinais, umbilical e epigástrica), tratamento cirúrgico de menisco e cirurgia de correção de estrabismo. Já entre os exames, a gestão conseguiu zerar a fila de cateterismo e arteriografias, por exemplo.
“São procedimentos contratados e executados por clínicas e hospitais conveniados com o Consórcio. Em Sinop, temos apenas duas clínicas que prestam alguns serviços e, por isso, muitos dos nossos pacientes são encaminhados para cidades como Sorriso, Novas Mutum, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Mas, com esta ação, conseguimos solucionar a situação de longas esperas. Hoje, nos casos das filas já zeradas, o tempo de espera do paciente é de no máximo 40 dias, que é o tempo normal para o processo de realização de exames e consultas pré-operatórias até a operação de fato”, detalhou.
Somente de janeiro deste ano até o momento, o município investiu o total de R$ 5,5 milhões para a realização de consultas, cirurgias e exames, o que proporcionou a realização de mais de 1,3 mil cirurgias, 9,6 mil consultas de especialistas e 18,4 mil exames. E, para setembro, o município já tem programado mais 400 colonoscopias visando a manutenção da fila, 1,5 mil consultas em especialidades e 150 consultas em cirurgias ginecológicas em forma de mutirão, além de 2,5 mil exames de rotinas e mais de 150 cirurgias e, com aumento gradativo para os meses seguintes.
FONTE : ReporterMT