POLÍCIA

SES investiga morte de criança por meningite bacteriana em Rondonópolis

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTERMT

Uma criança, que não teve o sexo e nem a idade divulgada, morreu nesta semana, no Hospital Regional de Rondonópolis, em decorrência de meningite bacteriana com história clínica de otite infecciosa.

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas a Secretaria de Estado de Saúde informou que o caso ainda está sob investigação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme nota do município enviada ao RepórterMT, o protocolo do Ministério da Saúde prevê que, nesses casos, não é necessário proceder com medidas visando a atenuação da doença em outras crianças e adultos que conviveram com a vítima.

A doença não é contagiosa, por isso não há razão para que familiares de outras crianças que tiveram contato com a vítima se preocupem.

Conforme a administração municipal, não há um surto de meningite contagiosa na cidade, portanto sem necessidade de pânico.

Mesmo assim, a recomendação é que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia, o que pode ser feito em qualquer unidade de saúde da cidade.

A doença

A meningite bacteriana é uma síndrome que geralmente é grave e, por isso, diante de uma suspeita dos sintomas de meningite, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, sensibilidade à luz, confusão mental.

Com o avanço da doença, podem aparecer sintomas mais graves, como convulsões, delírio, tremores e coma.

Nos casos de recém-nascidos e bebês, alguns dos sintomas descritos acima podem estar ausentes ou difíceis de serem percebidos. O bebê pode ficar irritado, vomitar, alimentar-se mal ou parecer letárgico ou não responder a estímulos. Também podem apresentar a fontanela (moleira) protuberante ou reflexos anormais.

Na septicemia meningocócica (também conhecida como meningococcemia) que é uma infecção na corrente sanguínea causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além dos sintomas descritos acima, podem aparecer outros como: fadiga, mãos e pés frios, calafrios, dores severas ou dores nos músculos, articulações, peito ou abdômen (barriga), respiração rápida, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.

(Com informações do Ministério da Saúde)

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 92 Hoje: 3 Total: 7605518

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.