POLÍCIA

Santos e Rio terão partes submersas até meados do século

Jamil Chade

DO UOL

Cinco por cento das cidades de Santos e do Rio de Janeiro estarão imersos até meados do século — tomados pela elevação do nível do mar. As estimativas foram divulgadas nesta terça-feira (28) por um projeto que envolve o Programa da ONU para o Desenvolvimento e agências especializadas.

De acordo com o novo estudo — publicado às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas —, o impacto da elevação de temperaturas nas inundações costeiras aumentará cinco vezes ao longo deste século, colocando mais de 70 milhões de pessoas no caminho da expansão das planícies aluviais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No Rio de Janeiro, o pior dos cenários aponta para uma elevação do mar em 20cm até meados do século e 48cm até 2100. Em Belém, serão 21,6cm e 49cm, respectivamente. No caso de São Luís e Fortaleza, a projeção aponta para uma elevação do nível do mar em 50cm até o fim do século.

A América Latina, o Caribe, o Pacífico e os pequenos estados insulares em desenvolvimento estão na vanguarda, com projeção de perda significativa de terras e infraestrutura essencial para inundações permanentes.

“Centenas de cidades altamente populosas serão expostas a um maior risco de inundação em nosso atual caminho de emissões de gases”, diz o informe divulgado por agência da ONU e ClimateImpact Lab.

Continue lendo no UOL

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 76 Hoje: 6 Total: 7699167

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.