Reprodução
A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de 240 hectares.
APARECIDO CARMO
RENAN MARCEL
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), celebrou a autorização para início do funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e contou que quatro empresas chinesas já sinalizaram interesse em se instalar no município. Foram 30 anos de espera para que a estrutura recebesse autorização para começar a funcionar.
O Governo de Mato Grosso recebeu, na quinta-feira (21), autorização da Receita Federal para dar início às operações na ZPE, cujas obras foram retomadas, em 2020, e concluídas, em dezembro de 2023.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de 240 hectares. As obras no local foram concluídas em dezembro do ano passado.
Leia mais – Mauro afirma que ZPE de Cáceres impulsionará desenvolvimento de MT
“É uma perspectiva e expectativa consolidada, considerando que ficou 30 anos parada, um sonho adormecido e hoje torna-se realidade. Desde quando eu cheguei em Cáceres se falava de ZPE e hoje é uma alternativa já com estudos comprovados”, disse a prefeita.
Segundo Eliene, uma comitiva de empresas chinesas – do ramo do e-commerce, alimentos e tecnologia – esteve na cidade na última semana para conhecer a estrutura que é disponibilizada no local.
“Esse ato declaratório hoje é um avanço para que a gente possa consolidar de fato os investimentos que virão não só para a Cáceres, mas para o Mato Grosso, com o intuito de abrir as portas para o grande comércio”, disse.
“Além do investimento a questão do emprego, do desenvolvimento vai impactar positivamente para Cáceres e região, com certeza”, concluiu.
FONTE : ReporterMT