Reprodução / Rocha Advogados
As quedas aumentaram nos últimos dois dias.
DO REPÓRTERMT
O Procon acionou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) após Rondonópolis (212 km de Cuiabá) sofrer, principalmente nos últimos dois dias, com quedas e oscilações no fornecimento de energia durante a onda de calor que atinge o estado. Além de Rondonópolis, oscilações no fornecimento de energia foram registrados em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Sorriso.
Como já noticiado pelo RepórterMT, cerca de 10 mil casas ficaram sem abastecimento de água, devido à falta de energia que desativou uma bomba de abastecimento nesta semana. Quedas de energia também foram frequentes e muitos bairros ficaram no escuro nas noites de quarta-feira (18) e quinta-feira (19).
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O Procon de Rondonópolis já aplicou duas multas, que somam R$ 1 milhão, a concessionária Energisa pelos problemas de oscilação e queda de energia no município, registradas desde setembro. O caso foi encaminhado à ANEEL na quinta-feira (19). Ao Procon, a alegação foi de que houve aumento de 74% da demanda de energia e troca de vários transformadores.
O documento informa que “a falta do fornecimento de energia elétrica fere a dignidade humana, podendo acarretar em danos à saúde dos consumidores”. Outra reclamação do Procon é devido ao fato de que a falta de do serviço ocorre justamente durante a onda de calor intenso, período em que as pessoas e empresas necessitam de energia elétrica.
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Em nota, a Energisa alegou que o calor ecessivo fez com que picos de energia e, consequentemente quedas, fossem registrados em diversos município, o que aumentou de forma atípica as ocorrências. Diante disso a Energisa esclarece que “está atuando em força-tarefa em todo o estado para solucionar os problemas ocasionados pela nova onda de calor que atingiu o estado nesta semana.
A concessionária reforça que “segue atuando com o plano estratégico de contingência para solucionar os problemas acarretados pelas condições meteorológicas.”
A companhia informa que os clientes impactados façam o acionamento via canais de atendimento: Assistente Virtual Gisa, Site da Energisa, App Energisa on, Call Center (0800 646 4196) ou agências de atendimento.”
FONTE : ReporterMT