POLÍCIA

ONG arrecada dinheiro e compra panetones para moradores de rua em Cuiabá

THAÍS BEMFICA

DO REPÓRTER MT

Movidos pelo amor e pela solidariedade, o projeto Paz e Bem une a pessoas em uma ação para levar um pouco de doçura e esperança às pessoas em situação de rua em diversos pontos em Cuiabá. Muito além da distribuição de panetones, o projeto visa levar dignidade e um olhar diferente a quem precisa. 

Em conversa com o Repórter MT, Andreia Janaina de Melo, médica veterinária e líder da instituição, contou que o objetivo do projeto é olhar para as pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social com carinho e dignidade, oferecendo uma ajuda que vai além do alimento. “Muitas vezes a gente não leva só o alimento físico, mas a gente leva também o alimento espiritual. A palavra, o abraço, o carinho, a atenção, a conversa fraterna, tudo isso que muitas vezes é mais importante que um prato de comida ou uma água gelada“, contou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Hoje, o grupo conta com cerca de seis voluntários, mas recebe ajudas periódicas em algumas ações. Por isso, Andreia destaca que novos voluntários sempre são bem vindos no projeto.

Semanalmente o grupo entrega entre 150 a 200 marmitas por noite duas vezes na semana, quintas e domingos, em torno de 1.500 refeições por mês. A comida, eu brinco que é um chamariz. É só uma forma de abordagem. Doamos roupa, ando sempre com medicamento para caso precisem. É uma forma que nós achamos de abordar essas pessoas. E muitas delas, às vezes, querem ir para uma casa de recuperação, precisam de um documento, querem voltar para a sua casa e tudo, dentro da nossa possibilidade, tentamos viabilizar”. 

Nascido em agosto de 2020, o Projeto Paz e Bem já impactou na vida de inúmeras pessoas, muitas delas com depressão.

Já recebemos pessoas que estavam em depressão, que estavam com ideia de suicídio e tudo. E nós convidamos as pessoas que estão nessa condição para participar, porque quando a gente vê e vive a dor do outro, a gente percebe que a nossa dor, que achamos que é enorme, não é nem um pouco, quase que é insignificante, frente à dor de outras pessoas“, lembrou. 

Andreia também destacou a importância de ouvir essas pessoas, saber quais foram os seus passados. “Temos pessoas que estão em situação de rua que têm histórias incríveis, basta pararmos pra ver e pra ouvir, na verdade. Muitas vezes a gente olha aquela pessoa e julga. Seja por estar suja, estar usando droga, no álcool, por estar acabando com a sua existência, mas a gente não questiona o porquê que ela tá naquela situação. E mais ainda, o que a gente pode fazer pra mudar aquele quadro, que eu acho que é o mais importante.”

Essa ânsia em ajudar essas pessoas e dar a elas dignidade, fez as ações tomarem cada vez mais ‘corpo’. E neste Natal não será diferente. Assim como nos anos anteriores, o projeto pretente arrecadar e doar cerca de 400 panetones. Ela conta que o grupo percorre cerca de 15 pontos de Cuiabá, levando alimentos, o prato típico natalino e muito amor.

Precisamos muito do apoio de toda a população cuiabana ou de quem puder nos ajudar. As pessoas podem entregar os panetones na clínica Integral Pet, que fica na Avenida Miguel Sutil 10170, perto do Big Lar, no bairro Santa Rosa, e, também, quem quiser pode acompanhar a entrega“, concluiu. A entrega será feita entre os dias 22 e 23 de dezembro,para acompanhar, basta entrar em contato com a organização do projeto pelo telefone (65) 9911-3311 ou pelas redes sociais. 

Além das doações em panetones, quem puder pode doar qualquer valor no pix 937.754.747-49 (Andrea Janaina de Mello). 

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 47 Hoje: 2 Total: 7579969

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.