Reprodução/TV Centro América
O felino é carinhosamente chamado de “JP”
DO REPÓRTER MT
Durante os dias de calor intenso em Mato Grosso, ‘Julião Petrúquio’, uma onça-parda resgatada em junho de 2020 em Porto dos Gaúchos-MT, recebe diariamente picolés de sangue para se refrescar. O felino foi resgatado em uma propriedade rural com uma fratura no cotovelo e levado ao Hospital Veterinário (Hovet) da UFMT, em Sinop.
“JP”, como é carinhosamente chamado pelos profissionais do Hovet, chegou no setor veterinária da universidade quando ainda era um filhote e já está com 3 anos de idade. Com o felino vivendo fora do ambiente natural, os veterinários trazem alternativas para refrescar os dias e enriquecer a alimentação de Julião e dos outros animais no local.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“A gente faz picolé de sangue, picolé de fruta, temos variedade. De acordo com o padrão de alimentação do animal, né? No caso do JP, do Julião Petruque, ele gosta bastante. Desde pequenininho a gente sempre vem principalmente nesse período e é uma forma de enriquecimento alimentar pra ele, porque a gente propicia com que ele aumente a ingestão de água nesse período e que também passe um bom tempo ali envolvido com a sua própria alimentação”, explica a médica veterinária Elaine Dione, em entrevista ao MT1, da TV Centro América.
Elaine explica ainda que esta maneira de refrescar os animais em cativeiro em dias quentes é uma opção de reduzir o estresse. JP e outros animais sob os cuidados do Hovet consomem entre cinco e sete picolés todos os dias, dependendo da temperatura.
Na primeira quinzena do mês, a Capital chegou a registrar temperaturas entre 38 e 40 graus. No dia 10, os termômetros chegaram a marcar 40,4°C, atual recorde de calor em 2023. Mas a previsão para o restante do mês é de que o calor seja ainda mais intenso, não só em Cuiabá, mas em todo Centro-oeste e boa parte do Brasil.
Veja o vídeo:
FONTE : ReporterMT